Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 21.07.17 - 19h36

PCR distribui pulseiras de identificação para crianças no Parque da Jaqueira

img_alt

A ação de prevenção ao desaparecimento de crianças faz parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado no próximo dia 30 (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

A Prefeitura do Recife distribuiu pulseiras de identificação para as crianças que circularam no Parque da Jaqueira nesta sexta-feira (21), numa ação de prevenção ao desaparecimento e tráfico de crianças realizada em parceria com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). Para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado no dia 30 de julho, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife distribuíram folders informativos e fizeram o empulseiramento das crianças para facilitar a localização caso elas se percam dos pais, já que nas pulseiras são colocados os nomes e os telefones dos responsáveis. O objetivo é estimular os pais a fazerem o mesmo quando forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas.

Segundo a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), 126 crianças desapareceram no primeiro semestre deste ano em Pernambuco, sendo que 114 delas foram encontradas. De acordo com o gerente da Criança e do Adolescente do Recife, Alexandre Nápoles, a Prefeitura do Recife faz a ação de empulseiramento de forma permanente, sobretudo nos grandes eventos, como Carnaval e São João, assim como em outros locais de grande aglomeração, como praias, parques e shoppings. 

“As crianças muitas vezes não sabem explicar onde moram, não sabem o nome completo dos pais e nem o telefone. Por isso orientamos os pais a ensinarem ao filho o endereço de casa, o telefone e os nomes completos dos responsáveis. Também sugerimos que os pais façam em casa essas pulseiras ou coloquem um papel no bolso dos filhos com a identificação quando forem levá-los para festas, shoppings, parques e praias”, disse o representante da Prefeitura do Recife, que também distribuiu folders da campanha de combate às violações de direitos da crianças e adolescentes "Respeitar, Proteger e Garantir", da Frente Nacional dos Prefeitos, da qual a PCR faz parte.

Cerca de 30 crianças atendidas na Legião da Boa Vontade (LBV) e diversas outras que circulavam no Parque da Jaqueira neste mês de férias escolares assistiram a uma palestra e a vídeos sobre o que é o tráfico de pessoas e como se prevenir. A dona de casa Valquiria Rodrigues ficou satisfeita com o que os dois filhos dela aprenderam com as atividades. “Achei muito interessante as orientações que estão dando às crianças aqui na Jaqueira. Sempre tento instruir meus filhos, mas eles são muito inocentes, só têm tamanho. Se um desconhecido chamar os dois pra tomar picolé, é capaz de eles irem”, contou Valquiria, que é moradora do bairro dos Coelhos.

TRÁFICO DE PESSOAS – Nesta sexta, aSecretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SDS-PE) fez a abertura da semana de mobilização da campanha internacional Coração Azul contra o tráfico de pessoas. “Este é o quarto ano que Pernambuco reforça a campanha Coração Azul. O grande problema é que o tráfico de pessoas é subnotificado. Tentamos sensibilizar a população, através de palestras, para que as pessoas denunciem caso conheçam alguém que foi enganado e levado para outra cidade ou país, por exemplo. Nesses casos de tráfico de pessoas, as vítimas normalmente são levadas para exploração sexual, trabalho escravo e tráfico de órgãos”, explicou Jeane Aguiar, chefe do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SDS-PE.