Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.07.18 - 16h33

Mais dois dias de celebração a Hermilo Borba Filhos

img_alt

Até domingo (22), programação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, em parceria com Governo do Estado e Editora Cepe, leva peça, leituras dramatizadas, exposição e apresentação de mamulengo para o Teatro Hermilo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dos principais nomes da literatura e do teatro feitos a partir da estética e da ética nordestinas, Hermilo Borba Filho continua sendo celebrado com uma diversificada programação gratuita na cidade, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Até domingo, serão oferecidos espetáculos, leituras dramatizadas, discussões e uma exposição de fotos e diversos materiais de trabalho do Teatro Popular do Nordeste (TPN).

Hoje (21), no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo, a partir das 19h30, o terceiro dia de atividades da Semana Hermilo começa com uma leitura dramatizada inédita do conto Lindalva, de autoria do profícuo autor, protagonizada por Flávio Renovatto, Ivo Barreto e Dani Travassos, com direção de Eron Villar e produção do Centro Apolo-Hermilo. Após o espetáculo, o professor Marcondes Lima conversará com o público.

Amanhã (22), último dia de programação da Semana, será apresentada a produção da oficina do Mestre Zé Lopes, às 16h, seguida da leitura de crônicas de Hermilo pelo ator Flávio Renovatto, às 19hÀs 19h30, será apresentado o espetáculo A Festa de São Sacode na Fazenda do Coronel Pacaru, do Mamulengos Teatro Riso, com o mestre e patrimônio vivo de Pernambuco, José Lopes, numa grande celebração às tradições populares, sempre celebradas por Hermilo. Em seguida, haverá fala de Carlos Carvalho, diretor do Centro Apolo-Hermilo e da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves.

Entre uma atividade e outra, o público pode aproveitar para conferir a exposição a exposição TPN – O Espetáculo Deve Continuar, montada por Betânia Araújo, diretora do Museu da Cidade, com acervo selecionado pelo professor Luis Reis, e cedido por Leda Alves, secretária de Cultura do Recife, viúva de Hermio e zelosa guardiã de seu legado. A mostra, que ficará em cartaz por um ano, no Teatro Hermilo, conta com croquis dos figurinos criados para as peças do grupo, programas originais dos espetáculos, além de diversas fotografias de montagens do TPN, que funcionou entre 1960 e 1975, sob a liderança de Hermilo, tendo sido, segundo Luís Reis, uma das mais importantes realizações da modernidade teatral em Pernambuco.

Segundo dia - Ontem, as atividades da Semana Hermilo se estenderam pelos três expedientes do dia. Pela manhã e à tarde, o mamulengueiro Zé Lopes, declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2017, ministrou a concorrida oficina gratuita de mamulengo, que começou na última quinta-feira e acaba somente amanhã.  “Aprendi tudo que sei sozinho. Meu pai morreu cedo e tive que lutar muito com minha mãe. Ela queria que eu estudasse, que fosse engenheiro, mas quando vi um boneco pela primeira vez, descobri meu destino”, contou mestre Zé Lopes, 68 anos, que já nem faz ideia de quantos bonecos colocou no mundo. “Na verdade, foram eles que me colocaram no mundo. Não sei nem ler direito, mas já fui na Itália, em Portugal, rodei o Brasil todinho. Tudo por causa deles”, disse o bonequeiro, sob o olhar atento dos aprendizes.

“O mais precioso dessa oficina é poder ouvir essas histórias. O mestre Zé Lopes é até mais interessante que seus bonecos”, disse a atriz e artista plástica Beta Ferralc.“Há 30 anos trabalho com sucata. Transformo lixo em boneco. Está sendo maravilhoso aprender a trabalhar com madeira com o Mestre Zé Lopes”, disse Laércio Júnior, do Teatro Bonecartes.

À noite, a programação continuou com a leitura de crônicas de Hermilo pelo ator Flávio Renovatt, seguida da reapresentação da peça Sapatos e Vestidos.

A administradora Milena Rodrigues, 37 anos, foi conferir a Semana Hermilo com o filho bebê e a filha que é estudante do Colégio Militar. "Estou achando muito interessante, ainda não conhecia a obra de Hermilo. A minha filha veio com a turma da escola porque vão fazer um trabalho sobre o autor, então eu e outras mães viemos acompanhar tudo.”

A estudante Tatiana Teles, 33 anos, também aprovou a programação. "É a primeira vez que participo da Semana Hermilo. É uma iniciativa maravilhosa porque aproxima o público da arte, o fato de ser gratuito contribui para isso", comentou.

Sobre Hermilo – Um dos homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste, Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, da cidade de Palmares, em 1917, tinha enorme e declarado apreço pela cultura e pelas tradições nordestinas. Autor, encenador, professor, crítico e ensaísta, foi diretor artístico do Teatro do Estudante de Pernambuco e fundador do Teatro Popular do Nordeste, além de ter deixado uma profícua produção literária, de Palmares para sempre.

Confira a programação dos últimos dias de atividades:

 

16ª SEMANA HERMILO

De 19 a 22 de julho, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 21 (Sábado)

9h às 16h – Oficina de Mamulengo do Mestre Zé Lopes

19h – Leitura de crônicas de Hermilo pelo ator Flávio Renovatto

19h30 – LiteraturaXDramatização: Lindalva

 

Dia 22 (Domingo)

16h – Apresentação da produção da Oficina de Mamulengo do Mestre Zé Lopes

19h – Leitura de crônicas de Hermilo pelo ator Flávio Renovatto

19h30 - Espetáculo A Festa de São Sacode na Fazenda do Coronel Pacaru, do Mamulengos Teatro Riso