NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 21.08.15 - 11h18

Emlurb realiza projeto de educação ambiental no Alto do Capitão

Ações visam sensibilizar adultos e crianças quanto à importância da destinação correta do lixo


A comunidade do Alto do Capitão, Zona Norte do Recife, desde o começo do mês, vem recebendo diversas ações educativas da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Entre os dias 24 e 27 de agosto, por exemplo, irá acontecer a oficina “Reciclar com Arte”, das 14h às 17h, na Associação dos Moradores. A ideia é construir diversos tipos de artesanato a partir de garrafas PET e outros tipos de matérias recicláveis. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Ao término do curso, será montada uma exposição com os objetos confeccionados pela população durante a oficina.

A programação também inclui a participação do público infantil. É que no próximo dia 26, às 09h30, na creche da comunidade, a Companhia Rosa dos Ventos, da Emlurb, apresentará o teatro de fantoches “Lugar de Lixo é na Lixeira”. O espetáculo conta com um roteiro preparado especialmente para as crianças. “É mais fácil sensibilizar os adultos através do exemplo das crianças. Com ajuda delas podemos mostrar para os mais velhos que estes são temas de suma importância e que impactam diretamente o meio ambiente. Os pais acabam se espelhando nos filhos para mudar os hábitos”, explica a assessora sócio ambiental da Emlurb, Jane Correia.

Na terça-feira última (18), houve um debate que discutiu as demandas referentes ao tema e que foram trazidas pela população. Equipes da Secretaria de Saúde falaram sobre os problemas e doenças que o acúmulo de lixo pode causar, entre elas, a leptospirose e os vírus da dengue e chikungunya. Em seguida, a Companhia de Teatro Rosa dos Ventos fez uma apresentação teatral para os moradores, sob o enfoque “A cidade em suas mãos”.



Sobre o projeto

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), através da Assessoria Sócio Ambiental (ASA) vem desenvolvendo um projeto de educação ambiental, no Alto do Capitão. O projeto é composto por várias ações, e todas têm o objetivo de sensibilizar os moradores sobre a importância da destinação correta do lixo gerado por eles, tanto para melhoria do bem estar daquela comunidade, quanto na prevenção de doenças.

A ação teve início no dia 11 de agosto, com a visitação de funcionários da Emlurb e de agentes de Saúde Ambiental e Controle de Edemias – ASACES a várias residências da comunidade. Os representantes dos órgãos levaram conhecimento sobre destinação correta de lixo, prevenção contra a dengue e leptospirose. Os funcionários foram de porta em porta repassando orientações simples, porém importantes aos moradores, como: colocar o lixo em frente às casas no turno em que é feita a coleta; acondicionar os resíduos de maneira correta, em embalagens fechadas; colocar as sacolas em locais suspensos para evitar que animais rasguem as bolsas e espalhem os entulhos, limpeza do ambiente, cuidado com água parada, entre outras dicas.



SERVIÇO:

Projeto de educação ambiental no Alto do Capitão


24 a 27/08/2015

O quê: Oficina “Reciclar com Arte”
Hora: 14h às 17h
Local: Associação dos Moradores – que fica na Rua Tupiraçaba, s/n, bairro do Alto do Capitão.
Inscrições: serão feitas no local
Entrada: Gratuita


26/08/2015

O quê: apresentação da peça teatral “Lugar de Lixo é na Lixeira”, com o teatro de fantoches.
Hora: 9h30
Local: Creche Tia Emília – que fica na 2ª travessa Tupiraçaba (próximo ao terminal do Alto do Capitão)
Entrada: Gratuita