NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 21.08.15 - 17h11

Prefeito recebe visita de Christian de Portzamparc e de comitiva do Plano Centro Cidadão

img_alt

O arquiteto e urbanista francês, que recebeu o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura, elogiou a iniciativa da prefeitura de realizar convênios com universidades no âmbito do planejamento urbano. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

 

Na tarde desta sexta-feira (21), o prefeito Geraldo Julio recebeu em seu gabinete o premiado arquiteto e urbanista francês Christian de Portzamparc, acompanhado de sua esposa, Elizabeth de Portzamparc, também arquiteta, urbanista e designer com formação em sociologia, antropologia e planejamento urbano. O casal compareceu à visita acompanhado de uma comitiva do Plano Centro Cidadão - que é uma iniciativa da Prefeitura do Recife em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para estudos urbanísticos para a cidade do Recife - e elogiou as ações da gestão municipal no âmbito da integração social com o setor acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas, estudos e fomento de experiências urbanísticas.

"O Plano Centro Cidadão é uma ótima iniciativa e que não vejo com frequência, é raro. Muito interessante juntar teoria, conhecimento, com a prática e a ação, que geralmente se dão separados. Em algumas cidades eu vi o esboço disso, mas não tão organizado e eficiente como aqui no Recife. Acho muito positivo esse convênio e espero que ele renda frutos para a cidade", afirmou Christian de Portzamparc, que foi vencedor do Pritzker em 1994, e é responsável pela Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e por inúmeros outros trabalhos de referência na área da “arte e a ciência da arquitetura”.

No encontro, o prefeito Geraldo Julio também apresentou algumas iniciativas da gestão e comentou a importância da parceria com as Universidades para o planejamento urbano do Recife. "O serviço público não têm capacidade de, sozinho, pensar e planejar a cidade. À exemplo deste convênio com a Unicap, poderemos ter pesquisas e estudos, amparados por especialistas de áreas diversas, que podem estruturar, mobilizar e dar suporte para os investimentos e planejamentos da prefeitura pros investimentos urbanísticos", destacou o gestor municipal, acrescentando que a prefeitura também tem convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no projeto do Parque Capibaribe.

O projeto Plano Centro Cidadão tem como objetivo gerar estudos de referência para o planejamento urbano, buscando soluções para os problemas do Centro Expandido Continental do Recife. Os estudos visam propor, junto com a sociedade, intervenções e melhorias urbanas numa área que vai da Avenida Agamenon Magalhães até a frente d`água banhada pelos rios Capibaribe e Beberibe. Uma ação que irá beneficiar os bairros da Boa Vista, Coelhos, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Amaro e Soledade. Uma das principais metas da ação é criar um novo conceito de integração entre os espaços públicos e privados promovendo, assim, melhoria da qualidade urbana tomando por prioridade a relação das pessoas com a cidade.

Elizabeth de Portzamparc, esposa de Christian, é carioca, com formação em antropologia, sociologia urbana e urbanismo, e pesquisadora da dinâmica cotidiana das “novas cidades”, cujas criações articulam a importância social, urbana e ecológica para as paisagens urbanas. Presente no encontro junto à comitiva, a arquiteta se surpreendeu com o pioneirismo da Prefeitura do Recife com as suas ações."Fiquei bem feliz e curiosa em saber das iniciativas da gestão, principalmente com projeções que vão além do mandato.Tenho impressão que é realmente único aqui no Brasil pelo que conheço de iniciativas públicas e parabenizo a Prefeitura do Recife por esta experiência tão dinâmica e pioneira", falou Elizabeth, se referindo especialmente ao projeto Recife 500 anos, que faz um planejamento da cidade do Recife para os próximos 23 anos, quando a cidade completa 500 anos.