Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 21.08.18 - 15h18

PCR inicia Semana da Pessoa com Deficiência do Recife

img_alt

A programação vai até o dia 28 e inclui seminários, corridas e passeios turísticos inclusivos, apresentações culturais e ações de cuidado com a saúde das pessoas com deficiência e de seus cuidadores (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Prefeitura do Recife deu início, nesta terça-feira (21), à 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A série de eventos promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), juntamente com diversas outras secretarias da PCR, teve abertura realizada no térreo do edifício-sede da prefeitura, no Cais do Apolo. A programação da Semana da Pessoa com Deficiência do Recife vai até o dia 28 e inclui seminários, corridas e passeios turísticos inclusivos, luau na Praia de Boa Viagem, apresentações culturais, ações de cuidado com a saúde das pessoas com deficiência e de seus cuidadores, eleição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud), entre outras atividades.

Com o tema “Cultura, turismo, esporte e lazer: isso também é direito de todas as pessoas”, o evento organizado pela Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, vinculada à SDSJPDDH, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da igualdade de oportunidades, comemorar as conquistas desse segmento e debater os desafios para a sua efetiva inclusão na sociedade.

“Instituída pela Lei Municipal nº 18.246/2016, a 17ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência do Recife coloca em foco assuntos relacionados ao artigo 42 da Lei Brasileira de Inclusão, que prevê que a pessoa com deficiência tenha direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, pois sabemos o quanto a cultura é importante na vida e na formação da identidade de um povo. Nesta gestão, já avançamos muito nas políticas públicas para as pessoas com deficiência e ainda vamos avançar muito mais”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, que participou da mesa de abertura junto com o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando Silva.

Também compuseram a mesa representantes das Secretarias de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas; Saúde; Turismo, Esportes e Lazer (Seturel); do Comud, entre outros envolvidos nas atividades, que teve início com apresentação da banda do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac). A programação da semana foi disponibilizada em braile para os presentes na abertura.

O secretário-executivo de Cultura do Recife, Eduardo Vasconcelos, destacou a preocupação da gestão municipal em garantir a acessibilidade nos equipamentos culturais, a exemplo do Paço do Frevo e do Teatro Luiz Mendonça. “Também estamos instalando um elevador de acessibilidade no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam). Além disso, disponibilizamos a programação em braile nos nossos equipamentos, através de uma parceria da Secretaria de Cultura com a Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife”, disse o gestor.

PROGRAMAÇÃO - Na tarde desta quarta-feira (22), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife (Seturel), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fará uma edição especial do projeto Olha! Recife para os alunos com deficiência da rede municipal de ensino. O passeio turístico inclusivo será das 13h às 16h, com saída da Praça do Arsenal da Marinha, seguindo para a Igreja da Madre de Deus, Praça da República e Museu do Homem do Nordeste.

Nas próximas quinta (23) e sexta-feira (24), a partir das 9h, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ofertarão diversos serviços na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. O mutirão “Cuidando do Cuidador” tem o objetivo de oferecer atendimento integral às pessoas que cuidam de crianças com deficiência atendidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI).

Na ocasião, haverá testagem e aconselhamento em HIV, sífilis e hepatite; auriculoterapia, exame preventivo Papanicolau, triagem e orientação de higiene bucal, roda de diálogo sobre planejamento reprodutivo e oficinas de empoderamento feminino e de maquiagem. Durante a realização das ações, será disponibilizada uma equipe de profissionais e voluntários para auxiliar nos cuidados das crianças enquanto seus responsáveis participam das atividades.

Durante toda a Semana da Pessoa com Deficiência, alguns bairros do Recife receberão o mamógrafo móvel com rampa de acessibilidade para mulheres com deficiência. O calendário com as datas em que cada bairro será visitado está disponível no site da PCR. Serão disponibilizadas 80 fichas em cada localidade – 40 pela manhã e 40 à tarde, para mulheres com 50 a 69 anos. Basta levar documento com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

Na sexta-feira (24), das 9h às 12h, o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, receberá apresentações culturais e esportivas como uma roda de capoeira e uma roda de coco do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), junto com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); apresentações circenses e de balé clássico, além de apresentação de alunos da Escola Municipal Alto Santa Terezinha e da Creche Zacarias do Rêgo Maciel.

Na noite da sexta, das 18h às 21h, a PCR realizará o 3º Luau do Projeto Praia sem Barreiras, que promove a inclusão das pessoas com deficiência, através de banho de mar assistido, com cadeiras anfíbias. A apresentação cultural para os frequentadores do projeto acontecerá na arena do Praia sem Barreiras, localizada na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O luau é organizado pela Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, em parceria com a Seturel e a Uninassau.

Já no sábado (26), das 14h às 17h, a Aliança de Mães e Família Raras (Amar) realiza, com apoio da PCR, uma corrida inclusiva para as pessoas com deficiência e seus acompanhantes no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.

Na tarde da segunda-feira (27), será realizada a eleição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud), no auditório do Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco), em Jardim Santo Antônio, no Centro do Recife. A eleição dos representantes da sociedade civil para a composição do conselho no biênio 2018/2020 será das 14h às 17h, no 3º Fórum de Eleição do Comud Recife, onde serão escolhidos 14 conselheiros titulares e igual número de suplentes.

A programação da 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife será encerrada com o seminário “As Boas Práticas de Inclusão na Política Pública de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer”, na tarde da terça-feira (28), das 14h às 17h, no auditório do bloco B da Uninassau, nas Graças.