Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 21.09.17 - 18h44

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional empossa novos conselheiros

img_alt

Formado por representantes da sociedade civil e da Prefeitura do Recife, o Comsea tem a incumbência de zelar pela efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

 

Tomaram posse, na última terça-feira (19), os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (Comsea), composto por 24 acentos, sendo 16 ocupados por organizações da sociedade civil, um por representante da Câmara de Vereadores do Recife e sete por secretarias da Prefeitura do Recife. A solenidade, que aconteceu no sexto andar do edifício-sede da Prefeitura, contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Saúde, Conselho de Alimentação Escolar do Recife, Comsea Jaboatão e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco.

O Comsea Recife, que conta com o suporte administrativo, técnico e financeiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, tem por competência zelar pela efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, além de articular e acompanhar, juntamente com os conselhos específicos de cada área, a implementação de programas e ações públicas de segurança alimentar e nutricional. Na área de assistência social, o Comsea é responsável, por exemplo, por fazer o controle social da segurança alimentar da comida fornecida nas casas de acolhida e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).

"Queremos fazer com que as pessoas priorizem a alimentação, para que a segurança alimentar volte a ser o centro do debate neste País”, defendeu o novo presidente do Comsea, Ednaiptan de Souza Filho, que é representante da sociedade civil pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE).

Já Ana Elizabeth de Brito, que é vice-presidente do Comsea e gestora da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura do Recife, destacou que um dos principais objetivos do conselho é ajudar o município a elaborar o Plano Municipal de Saúde Alimentar e Nutricional. “O plano vai trazer um diagnóstico da situação da cidade em relação à segurança alimentar, mapeando os programas e ações desenvolvidos pelas diversas secretarias da Prefeitura, além de traçar um horizonte de como poderemos cumprir o que foi decidido na última Conferência Municipal de Segurança Alimentar. Depois, caberá ao conselho fazer o controle social da execução desse plano”, explicou Ana.