Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 21.09.17 - 10h48

Prefeitura do Recife inicia a recomposição das paredes de contenção do canal do Arruda

Intervenções começaram nesta quarta-feira (20) e devem ser concluídas em seis meses

 

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (20), as intervenções para recomposição do talude que margeia o Canal do Arruda, na Zona Norte da cidade. A estrutura funciona como uma espécie de parede do canal e apresentava erosões em alguns pontos ao longo da sua extensão. O trabalho está a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e deve ser concluído em seis meses. O investimento é de aproximadamente R$650 mil.

A situação de erosão foi identificada em áreas do canal localizadas entre as ruas Petronila Botelho e Farias Neves. Os trechos foram isolados pelo município para garantir a segurança dos transeuntes. 

O serviço consiste em sobrepor materiais para recompor a estrutura de contenção do canal. Paralelamente, também será executada a recuperação das redes de drenagem ligadas ao canal, com prolongamento de tubulação e conserto de caixas e tampas. Após esta etapa, será restabelecida a pavimentação dos trechos danificados. 

Manutenção - A limpeza do Canal do Arruda é realizada sistematicamente. Os últimos trabalhos realizados no local aconteceram entre abril e junho e em novembro de 2016, e nos meses de janeiro e fevereiro desse ano. Ao todo, foram removidas mais de 700 toneladas de resíduos nessas operações. Há ainda a coleta domiciliar na Avenida José dos Anjos, no Arruda, que acontece diariamente, no período diurno. Além disso, os entulhos descartados irregularmente às margens do canal são removidos em operações que acontecem de três a quatro vezes por semana, de forma manual ou mecanizada (com pá-mecânica).