Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.09.17 - 16h08

Semana comemorativa ao Dia Mundial do Turismo espalha atividades por toda a cidade em oito dias de programação gratuita

img_alt

O evento promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife tem o foco no desenvolvimento do turismo em vários bairros da cidade e o fomento da cadeia produtiva local. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O Recife é toda atrativos. Mais do que os tradicionais pontos turísticos que atraem mais de seis milhões de visitantes por ano, a cidade tem um conjunto de lugares onde a população vivencia o seu dia a dia e são potenciais turísticos importantes. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, está promovendo a Semana Comemorativa ao Dia Mundial do Turismo, entre os dias 24 de setembro e 1 de outubro. Serão oito dias de atividades gratuitas espalhadas por toda a cidade com opções para todas as idades e perfis.

"Programamos uma ação grandiosa. O objetivo é marcar e chamar atenção da população sobre a importância do turismo e de conhecer e valorizar a cidade. Vamos trabalhar com oficinas e o seminário debatendo várias temáticas como turismo criativo e captação de recursos, além de promover a vivência de vários pontos e atrativos do Recife. Para realização de tantas ações envolvemos várias secretarias e parceiros como o Governo do Estado e o Doutores da Alegria. Não vão faltar opções espalhadas pelos quatro cantos da cidade. E tudo gratuito", comentou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

O evento está sendo dividido em três eixos de atuação: Seminário Destinos Turísticos Inteligentes, Viva!Recife e Turismo na Escola. O primeiro, acontecerá nos dias 25 e 26/09, terá como foco Governança, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável e é voltado para profissionais e estudantes da área. Para os debates estão sendo escalados profissionais de referência do setor como a professora Carla Borba e um dos idealizadores do REC'n Play, Leonardo Medeiros.

Os Vivas! convidarão a população a vivenciar espaços públicos pouco explorados, como o Sítio Trindade, em Casa Amarela, e a Lagoa do Araçá, na Imbiribeira. Esses locais receberão atividades diversas, de acordo com suas potencialidades. Na Lagoa, no dia 27, a programação é fitness, com esportes, ginástica e crossfit. Já no Sítio, no dia 28, o foco é a saúde e o bem estar. Estão sendo programadas aulas de yoga, Tai Shi Shuan e feirinha de alimentos saudáveis. Além disso, serão realizados três Olha!Recife especiais, com roteiros inéditos, que culminarão na programação do Viva!Recife.

O Turismo na Escola, terceiro eixo temático, é feito em parceria com a Secretaria de Educação. As atividades vão promover, qualificar e incentivar estudantes, professores, gestores, escolas e comunidades com oficinas e atividades turística no museu Aloísio Magalhães (MAMAM), nos dias 28 e 29/09.

A Semana Comemorativa ao Dia Mundial do Turismo também tem o olhar para a inclusão, com atividades em parceria com o Doutores da Alegria. O destaque vai para o dia 28/09quando será realizado, das 16h às 18h, um passeio de catamarã pra lá de especial. Desta vez, pacientes e suas famílias embarcarão para conhecer o Recife por outro ângulo. Os Doutores também montarão na sede do Catamaran Tours um consultório de "besteirologia", para animar os participantes.

Além disso, um novo atrativo será lançado, em um dos cartões postais da cidade, no Dia Mundial do Turismo: O Recife Mais Cultura. A ideia é mostrar a diversidade cultural da cidade fora das datas festivas, sempre às quartas-feiras na Pracinha de Boa Viagem. Uma Aula Espetáculo sobre a Ciranda abrirá os trabalhos no dia 27/09, a partir das 19h.

Para a programação completa, informações e para realizar a inscrição das oficinas, seminários e os Olha!Recife especiais, basta acessarwww.diamundialdoturismo.recife.br.


Confira a programação completa por dia:

Domingo - 24/09

4º Bobociclismo - A partir das 8h30, o evento promovido pela associação Doutores da Alegria realizará um divertido passeio de bike pelas pontes da cidade e abrirá as atividades comemorativas. O passeio que comemora os 14 anos de atuação da ONG no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria, sairá às 9h30, do Parque da Jaqueira, em frente ao Econúcleo. Antes da saída, as crianças e adultos vão participar de um “Alongamento de palhaços”, às 8h30. O roteiro intitulado Circuito das Pontes passará pela Ponte de Santa Isabel, Ponte Velha, Ponte de Ferro, Ponte do Limoeiro, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Buarque de Macedo e culmina no Recife Antigo de Coração.

Recife Que Cuida - Das 10h às 17h, pacientes do GAC irão realizar um passeio pela Arena de Pernambuco e vivenciar atividades do Domingo na Arena. As crianças poderão ter um dia diferente, fora da rotina de tratamentos e participar de  shows, passeios de balão, karaokê ao vivo e brincar em todos os equipamentos infantis disponíveis.

Recife Antigo de Coração - Das 8h às 18h, neste último domingo do mês, o Bairro do Recife transforma-se em um parque a céu aberto para receber o Recife Antigo de Coração. Desta vez, o tema é sustentabilidade. Além disso, não vão faltar as tradicionais opções de lazer, shows, brincadeiras para a criançada, práticas esportivas sobre o asfalto e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer.

 

Segunda-feira - 25/09

Seminário Destinos Turísticos Inteligentes - Das 19h às 22h, diversos especialistas do setor vão debater a temática "Destinos Turísticos Inteligentes" com o olhar voltado para a Governança, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. O evento é aberto e gratuito e é voltado para o trade turístico, estudantes e profissionais de turismo, poder público e gestores que desejam conhecer sobre o tema. O evento vai acontecer na UNINASSAU, Bloco B, Rua Guilherme Pinto, 400 - Derby. Inscrições aqui.

 

Terça-feira  - 26/09

Oficinas - Durante todo o dia, serão realizadas diversas oficinas gratuitas e abertas ao público. As inscrições já estão abertas e vão até 24/09 no site http://www.diamundialdoturismo.recife.br/. No dia do evento é importante levar um livro de literatura para doação, que será direcionado ao programa Leitura sem Parada. Todas as oficinas acontecem no Bloco A da UNINASSAU - Rua Guilherme Pinto, 114, Graças.

Das 8h às 12h

Otávio Cysneiros - Captação de recursos públicos por meio do siconv

Dora Dimenstein - Crowdfunding! Captação colaborativa de recursos para projetos

Renan Guedes - Leis de incentivo ao esporte

Priscilla Mendes - Inovação, tecnologia e gestão para empreendimentos turísticos (internet das coisas)

13h às 17h

Flank Bekemball - Design thinking: como superar problemas na área de turismo através de uma metodologia criativa

Prycilla Lopes - Leis de incentivo à cultura como ferramenta de fomento ao turismo

Atualização Turística para Guardas Municipais - Das 14h às 17h, o curso capacitará Guardas Municipais sobre a importância do turista para a cidade e a melhoria no atendimento, a prestação de serviço e informações sobre os pontos turísticos do Recife.

 

27/09 - Quarta-feira

Oficina - Termina neste dia a oficina com Jacque Tamboo sobre Produção de Moda,  fechada para os alunos das universidades e faculdades parceiras.

Viva!Recife Lagoa do Araçá - Das 15h às 20h, o Viva!Recife aporta na Lagoa do Araçá em parceria com a Faculdade Boa Viagem. O local receberá uma programação repleta de atividades esportivas de alto impacto com paredão de escalada, circuito funcional, arena de crossfit, dicas de cardápio específico para treino, ferinha de produtos fit e muita animação.

Olha! Recife de Ônibus - Às 14h, o Olha!Recife de ônibus especial conhecerá o bairro da Imbiribeira. O passeio terá uma parada na Cachaçaria Carvalheira, nunca feita antes. No local, os participantes terão a oportunidade de entrar, conhecer de perto a estrutura da fábrica e degustar um das cachaças mais tradicionais da capital pernambucana. Ao final, todos descerão na Lagoa do Araçá, onde estará acontecendo o Viva!Recife. São 50 vagas. As inscrições acontecem no site www.olharecife.com.br a partir de sexta-feira (22).

Recife mais Cultura - Um novo atrativo será lançado, em um dos cartões postais da cidade, no Dia Mundial do Turismo: O Recife Mais Cultura. A ideia é mostrar a diversidade cultural da cidade fora das datas festivas, sempre às quartas-feiras na Pracinha de Boa Viagem. Uma Aula Espetáculo sobre a Ciranda abrirá os trabalhos a partir das 19h.

 

28/09 - Quinta-feira

Palestra Turismo e Patrimônio Cultural: diálogos possíveis - Das 8h às 12h, a palestra será direcionada a estudantes e profissionais de turismo. O evento é aberto ao público e acontece no Museu da Cidade do Recife. Não é necessário inscrição.

Recife que Cuida - Das 16h às 18h, a Prefeitura promoverá um passeio de catamarã pra lá de especial. Desta vez, os pacientes com câncer e suas famílias embarcarão para conhecer o Recife por outro ângulo. Os Doutores da Alegria montarão também um consultório de "besteirologia", para animar os participantes. O evento é fechado.

Viva!Recife Sítio Trindade - Das 14h às 18h, no Sítio Trindade receberá o Viva!Recife em parceria com a Uninassau e a Faculdade São Miguel. O evento será dedicado aos cuidados com o corpo e a mente com aulas de yoga, alongamento, pilates e funcional, além de cinema ao ar livre. Vai ter também feirinha de produtos orgânicos, sem glúten e sem lactose.

Jogo do Patrimônio - Das 13h às 17h, os estudantes da Rede Municipal de Ensino vão participar no Museu da Cidade do Recife do "Jogo do Patrimônio". A ação tem o objetivo despertar nos jovens os conhecimentos sobre a riqueza cultural do Recife.

Olha!Recife a Pé - A partir das 14h, o Sítio Trindade será o tema do passeio especial. O local abriga uma parte da história do Recife e vários tesouros pouco explorados. Por isso, além desbravar esses espaços, os participantes ainda conhecerão edificações próximas ao local, como a Igreja da Harmonia e a Bodega do Artur. Ao final, todos poderão participar do Viva!Recife que também estará ocorrendo no Sítio. São 100 vagas. As inscrições acontecem no site www.olharecife.com.br a partir de sexta-feira (22).

 

29/09 - Sexta-feira

Ligados no Ponto - Das 13h às 17h, no MAMAM, vai acontecer o Ligados no Ponto. O projeto é um almanaque de conhecimentos que reúne atividades pedagógicas, culturais e científicas. A ideia é promover o aprendizado de crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino de forma simples, objetiva e divertida. Para isso, a atividade vai acontecer no Museu Cais do Sertão e no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM).

Viva!Recife Praça da Várzea - Das 15h às 20h, o Viva!Recife na Praça da Várzea será dedicado às brincadeiras de rua. Em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Federal de Pernambuco, a programação contará com uma grade de atividades para crianças de todas as idades. Serão quatro ilhas temáticas com contação de histórias e a construção de brinquedos populares.

Olha!Recife a Pé especial - A partir das 14h, os participantes do Olha!Recife conhecerão de perto a Praça da Várzea e as edificações de seu entorno. O passeio passará pelas igrejas do Rosário e do Livramento, pelo Colégio Asilo Magalhães Basto e pela Curia Metropolitana. Ao final, todos também poderão participar do Viva!Recife que estará ocorrendo no local. São 100 vagas. As inscrições acontecem no site www.olharecife.com.br, a partir de sexta-feira (22).

 

30/09 - Sábado

Farra Feira Criativa - Das 12h às 20h, o Farra Feira Criativa, feira itinerante de cultura e economia criativa, aportará sua primeira edição na Rua da União. O evento ytem o foco no fortalecimento dos pequenos empreendedores e na promoção da circulação de moradores e visitantes no centro da cidade. A feira irá reunir produtores de arte, moda e gastronomia, além de música com discotecagem de DJs locais. O evento tem a organização das produtoras Noemi Rosa e Flora Noberto.

Grupo Experimental: Espetáculo Pontilhados - A partir das 16h, na Rua Tomazina no Bairro do Recife, o grupo de dança Experimental oferecerá uma inusitada experiência artística para visitantes e turistas que passarão pelo bairro. Usando fones e rádios frequência, o grupo apresentará o espetáculo Pontilhados, que tem como cenário as ruas do Recife e suas histórias. A dança é vista por todos mas sem música, já que a trilha só será escutada pelos mais curiosos e interessados em embarcar na experiência.

 

01/10 - Domingo

Viva! Recife Paço Alfândega - Das 16h às 19h, o Viva!Recife Paço Alfândega encerará as atividades da Semana Comemorativa ao Dia Mundial do Turismo abrindo espaço para a produção de moda e design do Recife. Em parceria com a Faculdade Boa Viagem, Faculdade Senac e Marco Pernambucano de Moda, estilistas e marcas pernambucanas e os estudantes das faculdades parceiras farão desfiles de suas coleções. Além disso, será realizada uma grande feira com os roupas, calçados e acessórios de produtores locais, com atrações de música e agitação.