Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 21.09.18 - 12h27

Prefeitura do Recife avança com novas obras da II Perimetral no bairro da Madalena

Serão feitos serviços de recuperação da rede de drenagem e pavimentação em duas vias. Esquema especial de trânsito será montado pela CTTU para garantir mobilidade durante a obra.

A partir de amanhã, sábado (22), a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), abre mais uma frente de obras na II Perimetral. A intervenção compreende os serviços de recuperação de drenagem e pavimento das Ruas Nobre Lacerda e Bartolomeu Gusmão, no bairro da Madalena, e está prevista para acontecer num período de 20 dias.

Na Rua Nobre Lacerda, as obras de drenagem terão início pela Rua João Ivo da Silva, se estendendo até a Estrada dos Remédios. Já na Rua Bartolomeu Gusmão, os serviços começarão pela Avenida Beira Rio até a Avenida Visconde de Albuquerque. Para viabilizar a ação e garantir a segurança de pedestres e condutores de veículos, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito. (Confira o mapa aqui).

TRÂNSITO - Devido à nova fase das obras das perimetrais I e II, duas localidades no Bairro da Madalena serão bloqueadas neste final de semana. A primeira interdição estará na Rua Nobre de Lacerda, após o Túnel da Abolição. Já a segunda será nos cruzamentos da Avenida Beira Rio com a Rua José Osório (próximo à Ponte da Capunga) e da Rua José Osório com a Rua Professor José Torres Pires. Equipe com 12 agentes de trânsito será deslocada para monitorar o trânsito no entorno dos serviços. A previsão é de que a circulação de veículos nos trechos interditados seja normalizada na manhã da segunda-feira (24). 

A Rua Nobre de Lacerda estará interditada na altura do cruzamento com a Rua João Ivo da Silva. Os condutores que saem do Túnel da Abolição e desejam acessar os bairros da Madalena, Torre ou o Centro, deverão se manter à direita do túnel e acessar a Rua Ricardo Salazar, em seguida a Rua Carlos Gomes e a Rua Benfica. Orientadores de trânsito estarão no local realizando o desvio na via. Já os condutores que vêm da Avenida Caxangá, sentido Afogados ou Aeroporto, poderão acessar a Rua João Ivo Silva normalmente, e depois entrar na Rua Hercílio Cunha, que terá sentido invertido para acomodar os veículos que serão desviados por causa da obra, seguindo pela Rua Monsenhor Júlio Maria, Rua Benfica ou Avenida José Gonçalves de Medeiros para seguir o destino desejado. 

Para o condutor que segue na Avenida Beira Rio, oriundo do bairro da Torre e em direção à Madalena, o bloqueio estará na faixa da direita, impossibilitando que ele permaneça na avenida, sendo obrigatória a conversão à direita na Rua José Osório. O condutor poderá seguir pela via e em seguida, acessar a Rua Real da Torre, seguindo pelo Túnel da Abolição. Neste ponto, os condutores deverão se manter à direita para acessar a Rua Ricardo Salazar, e em seguida a Rua Carlos Gomes e a Rua Benfica. Agentes de trânsito estarão no local realizando o desvio na via.  

Já para o condutor que segue na Avenida Beira Rio, oriundo do bairro da Madalena e em direção à Torre, o bloqueio estará na faixa da esquerda, dessa forma, a faixa da direita estará livre para que ele possa seguir em frente. Caso haja a necessidade de bloqueio total do cruzamento, a opção de desvio será por meio da Rua Altinho, à esquerda, seguindo pela Rua Demócrito de Souza Filho até a Rua José Osório, onde deverá acessar a Av. Visconde de Albuquerque e, assim, o Bairro da Torre. 

Todas as mudanças no trânsito serão previamente informadas e estarão disponíveis para consulta no portal da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br) ou no Twitter da CTTU (@CTTU_Recife).

NOVA PERIMETRAL - O projeto completo da Nova Perimetral contempla a requalificação do corredor desde as pontes Motocolombó (Afogados) e Gilberto Freyre (Imbiribeira) até a divisa entre o Recife e Olinda, garantindo a conectividade entre os corredores viários e a integração entre os diversos modais de transporte. Para facilitar a execução, os 20 km de vias foram dividos em quatro trechos. Com investimento total de R$ 249.893.297,60 milhões para as obras, com financiamento do Fundo de Garantia (FGTS) e contrapartida da gestão municipal, o objetivo da intervenção é melhorar a mobilidade, a acessibilidade, a segurança e o acesso da população ao transporte coletivo.