NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 21.10.17 - 15h19

Prefeito Geraldo Julio inaugura EcoEstação e entrega pavimentação de 12 vias em dia de Recife em Ação na Iputinga

img_alt

O gestor municipal conferiu de perto as ações do mutirão de serviços integrados, inaugurou a nona EcoEstação da cidade e vistoriou as obras do Habitacional Casarão do Barbalho (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dia de muita prestação de serviço, entregase atividades. Foi assim a manhã deste sábado (21) para o prefeito Geraldo Julio, que esteve no bairro da Iputinga para inaugurar mais uma EcoEstação do Recife, a nona, além de conferir mais uma edição do Mutirão Recife em Ação, que leva diversos serviços integrados de em diversas áreas como Saúde, Educação e Cidadania para a população. Na ocasião, o gestor também visitou as obras do Conjunto Habitacional do Barbalho, que será entregue no início de 2018, além da entrega de doze ruas da comunidade, que receberam pavimentação, drenagem e saneamento.

“Mais um mutirão, desta vez aqui no Barbalho, com ações que estão aumentando, pois mais secretarias estão aderindo e oferecendo seus serviços à população. Hoje também inauguramos a EcoEstação que vai atender a toda a região do entorno, além de doze ruas que estão pavimentadas para trazer mais qualidade de vida para a população”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

No Mutirão Recife em Ação, que aconteceu na Escola Municipal Casarão do Barbalho, diversas atividades desenvolvidas nas áreas de educação, saúde, manutenção pública, limpeza, iluminação, direitos humanos e empreendedorismo atenderam a comunidade. Cerca de 50 profissionais de saúde estavam à disposição da população, com serviços de aferição de pressão, glicose, orientações de prevenção de saúde, além de controle e combate ao Aedes Aegypt. A população também pôde contar com retirada de documentos, atividades educativas, orientações jurídicas do Procon, proteção à mulher e combate às drogas

Durante a iniciativa, o gestor aproveitou para tirar uma foto com os formandos da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Especial, que reuniu 15 jovens que integram o programa voltado para as pessoas com deficiência, cujo aprendizado do ensino fundamental é dividido em cinco ciclos de um ano, em aulas noturnas. O EJA com 303 turmas, sendo três dessas dedicadas às pessoas com deficiência. Atualmente há cerca de 8.050 estudantes matriculados na EJA da rede pública do Recife.

Fabiane da Silva, irmã de Fernando Henrique, um dos formandos da EJA especial, falou da sensação de ver o irmão concluindo esta fase: “Pra nós é uma alegria imensa ver essa etapa concluída da vida que ajudou tanto no desenvolvimento dele. Os professores são excelentes, só tenho a agradecer tudo que ele e nós da família ganhamos com esse tempo em que ele esteve neste aprendizado intenso”, declarou a empregada doméstica.

Ainda na Iputinga, o prefeito Geraldo Julio realizou a entrega da EcoEstação. Este será o9º equipamento do tipo, que visa à ampliação s áreas para o descarte regular de resíduos sólidos, e conta com uma área de 657 metros quadrados. A nova unidade vai atender uma população de aproximadamente 23.450 habitantes das comunidades e ainda dos bairros vizinhos.

O gestor municipal também realizou uma vistoria nas obras do Habitacional Casarão do Barbalho, que está com mais de 90% das obras concluídas. Atualmente, mais de 90 homens se dividem entre os serviços de acabamento interno dos apartamentos, em gesso e cerâmica; pintura interna e externa; instalação elétrica da rede de alimentação do conjunto, além da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta e de dois centros comerciais, com 12 boxes cada.O conjunto será divido em 12 blocos, somando 384 apartamentos, cada um com uma área de 39,38 metros quadrados; dois quartos, sala, área de serviço e banheiro interno. . A previsão é que o conjunto esteja pronto em janeiro de 2018.

Além da vistoria, o prefeito entregou 12 ruas no entorno do conjunto, que fazem parte do contrato da Unidade de Esgotamento (UE-39), fruto de captação de recursos na Caixa Econômica Federal, e que prevê a execução das obras de saneamento e pavimentação nas comunidade do Barbalho, além de Santa Marta, Ayrton Sena e Vila União. O contrato, com investimentos no valor de R$ 27.215.304,51, vai contemplar 83 vias das quatro comunidades, sendo 26 delas já entregues pelas gestão. Antes das obras de saneamento e pavimentação as ruas eram esburacadas, o esgoto corria a céu aberto e os moradores sofriam com alagamentos no período de chuvas. As vias são contempladas com pavimentação, drenagem, além de calçadas, meio fio e rampas de acesso. Também são implantados distribuidores de água para não gerar transtornos de demolições futuras e feitas instalações de rede de esgotos. 

ANIMAIS – O Recife em Ação do Barbalho também recebeu em sua programação a 33ª edição do mutirão de serviços Veterinário nos Bairros, que aconteceu na Escola Municipal Diná de Oliveira, na Rua São Mateus, S/N, também na Iputinga. Na unidade, dez veterinários da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) estiveram disponíveis para realização de consultas clínicas e vacinação contra raiva para cães e gatos, numa parceria com o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife, realizando atendimento gratuito dos caninos e felinos do Recife, das 9h às 12h, e ainda, se necessário, realizando exames como eletrocardiograma e aferição de pressão arterial. Também foram dadas orientações sobre os principais cuidados com os cães e gatos, os direitos dos animais e os deveres dos tutores.