Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.10.21 - 18h48

Olha! Recife oferece passeios por igrejas, obras de Abelardo da Hora e história de Frei Caneca

 

Projeto de sensibilização turística é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer

 

Nesta sexta-feira (22), abrem as inscrições para os próximos três roteiros oferecidos dentro do Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife. Os interessados podem se cadastrar gratuitamente no site www.olharecife.com.br, a partir das 9h. Serão dois passeios no domingo (24), um a pé e outro de bicicleta, e outro a pé, na quarta-feira (27). O Olha! Recife é uma ação realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife que incentiva os passeios turísticos pela cidade e oferta mais de 300 roteiros ao longo do ano. 

 

No domingo (24), o roteiro a pé “Seguindo os Campanários” tem saída da Praça do Arsenal, no Recife Antigo, às 9h, e passará por locais que contam com torres sineiras, que são diferenciais e marcas da arquitetura religiosa na cidade. Durante a caminhada serão visitados locais como a Praça Dezessete, onde está a Igreja do Divino Espírito Santo; a Igreja do Rosário dos Pretos, na Rua Estreita do Rosário; o Pátio do Livramento, que conta com a Igreja do Livramento dos Homens Pardos; o Pátio do Carmo, com vista para a Basílica do Carmo; o Pátio de São Pedro, onde está a Catedral de São Pedro dos Clérigos; a Praça Dom Vital, onde está a Basílica da Penha; e a Igreja Conceição dos Militares.

 

O roteiro de bicicleta, que sai às 9h da Praça do Arsenal, trará o tema Abelardo da Hora (1924-2014), que vai explorar o trabalho do artista plástico. Entre as obras contempladas no roteiro, estão o Monumento à Restauração Pernambucana, Enéas Freire e o Galo; Monumento aos Maracatus; Monumento Zumbi dos Palmares; Painel Abolição; Os violeiros; entre outros.

 

Na quarta-feira, outra opção de passeio a pé levará os participantes para conhecer a história de Frei Caneca, icônico personagem da história pernambucana, passando por alguns dos locais marcantes em sua vida. O recifense nasceu no ano de 1779 e foi ordenado frade carmelita aos 22 anos, no Convento do Carmo. Participou ativamente da revolução de 1817 e da Confederação do Equador, em 1824. No ano seguinte, em 1825, foi arcabuzado num muro vizinho ao Forte das Cinco Pontas. O tour começa às 14h, com saída da Praça do Arsenal.