Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 21.10.21 - 14h33

Prefeitura do Recife participa do XXII Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras

 

Evento acontece  até 22 de outubro no Rio de Janeiro com intuito de debater o licenciamento e fiscalização ambiental

 

Debater os desafios e instrumentos da defesa ambiental e o papel dos municípios para a preservação e combate aos prejuízos ambientais são algumas das pautas do XXII  Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, que começou dia 20 e segue até  22 de outubro no Rio de Janeiro. O evento conta com a participação do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, Carlos Ribeiro, Coordenador Regional para o Nordeste do CB27. Às vésperas da realização da COP26 e diante do aumento do número de crimes ambientais no Brasil, cidades se juntam para fortalecer a ação climática local. 

 

O Fórum CB27 reúne as secretarias de meio ambiente das 26 capitais brasileiras e Distrito Federal para ações coordenadas e avanço em agendas ambientais de vanguarda. Com o objetivo central de promover um debate qualificado acerca do licenciamento e fiscalização ambiental e o papel fundamental dos municípios e seus órgãos para a preservação e combate aos prejuízos ambientais, o encontro “Defesa Ambiental – Desafios e Instrumentos” acontece no Hotel Hilton Copacabana e no Museu do Amanhã. Com a iniciativa, o Fórum CB27 espera contribuir para o amadurecimento da agenda sustentável a nível local, expandindo as capacidades das partes interessadas e conectando atores para identificação de desafios e oportunidades.

 

“O Fórum CB27 é um importante momento de troca de experiência para replicar boas práticas e conhecer políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. É uma oportunidade de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente e construir um mundo mais  resiliente aos impactos das mudanças do clima”, comenta Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Além de secretários(as) de meio ambiente, participam também  mandatários e gestores públicos envolvidos com a temática, representantes do ICLEI América do Sul, Fundação Konrad Adenauer, Climate Reality Project e Columbia Global Centers. A ocasião promove o compartilhamento de boas práticas e experiências exitosas de cidades brasileiras diante da temática, com uma apresentação mais aprofundada do caso do Rio de Janeiro, cidade-anfitriã do encontro.

 

Sobre o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27)

O Fórum CB27 (27 Capitais Brasileiras, incluindo o Distrito Federal) foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20, em maio de 2012, onde reúne os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda. Este diálogo intermunicipal é estabelecido por meio de Encontros Nacionais e Regionais, realizados periodicamente e recepcionados pelas capitais. Desde sua criação, foram mais de 16 Encontros Nacionais e 17 Encontros Regionais, além de visitas técnicas e missões internacionais para compartilhamento de experiências.