NOTÍCIAS

Cultura | 21.11.11 - 23h05

Consultores alemães visitam obras da Copa e conhecem sistema de transporte da RMR

Os consultores alemães Thomas Wehr e Nora Pullman, que estão no Recife para

[caption id="attachment_10297" align="alignright" width="334" caption="Foto: Antônio Tenório"][/caption]

compartilhar experiências e colaborar com a preparação da cidade para a Copa 2014, fazem, nesta terça-feira (22), visitas técnicas às obras em andamento ligadas ao evento. A programação inclui uma viagem de metrô, entre as estações Werneck e Camaragibe, que possibilitará os especialistas uma avaliação real do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os trabalhos começaram nesta segunda-feira (21), no hotel Marante, em Boa Viagem, onde os consultores apresentaram suas experiências nas copas da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010). Thomas Wehr, que coordenou o escritório da Copa em Nuremberg de 2004 a 2007, apresentou o trabalho de preparação feito na cidade alemã de 500 mil habitantes, centro de uma área metropolitana com 2 milhões de pessoas. “É importante que a Copa não seja apenas um momento na história do país, e sim que ela deixe um legado sustentável”, afirmou.

Nuremberg recebeu três jogos da Copa das Confederações e cinco da Copa do Mundo. Sua rede hoteleira, de 22 mil leitos, teve ocupação de 98% e cada turista deixou, em média, 600 reais por dia na cidade. Foram 715 mil visitantes externos. “O coração de uma Copa não são os 90 minutos de cada partida, e sim tudo o que acontece antes e depois. A população local vai lembrar do período como uma época muito bonita”, disse.

Já Nora Pullman, há duas décadas atuando nas áreas de trânsito, mobilidade e planejamento na região de Frankfurt, deixou claro que um Copa do Mundo não pode ser encarada da mesma forma que outros eventos. “Nosso objetivo declarado era não fazer nada que não pudesse ser utilizado depois da Copa, no tocante a transporte e tráfego. Para estimular o torcedor a usar o sistema público, quem comprava o ingresso dos jogos já recebia os bilhetes do transporte. Se todos tivessem usado o carro, não teria sido possível chegar bem à área dos jogos”, alerta. Em Frankfurt, 60% dos torcedores usaram o transporte público.

À tarde, representantes da Prefeitura do Recife e Governo do Estado apresentaram os planos para melhorar a mobilidade urbana e o sistema de transporte público na RMR. “A Copa da Alemanha foi enaltecida como um dos melhores eventos. Assim, é muito importante para nós termos a colaboração de quem participou do planejamento e execução das ações”, ressaltou o secretário municipal da Copa do Mundo, Amir Schvartz.

Visitas - Nesta terça-feira (22), a partir das 9h, os consultores e as equipes técnicas vão conferir as intervenções em andamento da Via Mangue. Em seguida, a comitiva vai para a estação Werneck, onde conhecerá as instalações da CBTU, e segue, às 11h, usando o metrô, para o Terminal de Integração de Camaragibe. Ao meio-dia, será a vez das obras da Arena Pernambuco e, logo depois, o Corredor Leste-Oeste. E à tarde, a partir das 14h30, as áreas visitadas serão o Corredor Norte-Sul e os terminais integrados da PE-15 e Pelópidas Silveira. Por fim, na manhã da quarta-feira (23), será feita a avaliação final.

Experiência – Thomas Wehr gerenciou, entre 2004 e 2007, o escritório da Copa do Mundo em Nuremberg, Alemanha, com participação também na Copa das Confederações. Suas atribuições incluíram o planejamento orçamentário, organização de eventos como o Fan Fest, coordenação dos planos de marketing e relações públicas e participação em grupos de trabalho em áreas como transporte, segurança pública, turismo e controle de desastres.

Por sua vez, Nora Pullmann tem ampla experiência em projetos relacionados ao transporte público. Trabalhou entre 1991 e 2003 na Prefeitura de Frankfurt am Main, nos departamentos de Coordenação e Design de Rodovias; e Mobilidade Urbana e Planejamento de Construções. A partir de 2003, atuou na gerência de tráfego para a região de Frankfurt-Rhein-Main. Na Copa do Mundo da Alemanha, foi coordenadora de Transportes da Fifa. Prestou consultoria para diversas cidades alemãs e sulafricanas.

Programação desta terça:

9h - Visita às obras da Via Mangue
10h20 - Visita ao Metrorec na estação Werneck
11h – Saída de metrô para o Terminal de Integração de Camaragibe
11h30 - Saída do TI de Camaragibe para visita à Arena Pernambuco
12h - Visita à Arena
12h20 - Saída da Arena para visita ao Corredor Leste/Oeste
14h30 - Visita ao Corredor Norte Sul até os terminais integrados da PE-15 e Pelópidas da Silveira