Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 21.11.16 - 21h25

Projeto “Medicamento não é Brinquedo” sensibiliza estudantes sobre descarte de remédios

img_alt

Programa Saúde na Escola, fruto de parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, fez ação educativa na Escola Municipal Professor Ricardo Gama (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, realizou, na última sexta-feira (18), uma ação educativa sobre o uso e o descarte de medicamentos com os estudantes da Escola Municipal Professor Ricardo Gama, localizada na Linha do Tiro. Com o tema “Medicamento não é brinquedo", o projeto - criado este ano pelo Programa Saúde na Escola (PSE) através da assistência farmacêutica do Distrito Sanitário II -, já visitou as Escolas Municipais da Mangabeira, Santa Cecília e Luiz Lua Gonzaga, todas localizadas na Zona Norte do Recife.

Segundo Gilvania Kardinally, coordenadora do programa Saúde na Escola na Secretaria de Educação do Recife, a equipe vai às escolas com orientações para prevenir acidentes e intoxicações decorrentes do manuseio errado de medicamentos. “Estamos sensibilizando os estudantes e eles aprendem muito rápido. O próximo passo é marcar um encontro com os pais para orientar sobre a forma correta de descartar lixo químico”, adiantou. 

A temática foi abordada através de um teatro de fantoches apresentado por estudantes de farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS/IMIP) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que contaram duas histórias para promover o conhecimento e a interação entre os estudantes. Cerca de 80 alunos do grupo 5 da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental assistiram atentos às apresentações.

"O conteúdo abordado pela equipe foi importante e a metodologia estimula a atenção dos estudantes, trabalhando a questão de forma lúdica. As crianças aprendem e acabam ensinando aos pais”, avaliou a coordenadora da Escola Municipal Ricardo Gama, Andréa Moraes, acrescentando que a temática ainda será abordada nas salas de aula. O estudante Artur da Silva, 9 anos, garante que aprendeu a lidar com os medicamentos. “Não é pra jogar remédio fora de qualquer jeito. Tem que levar no posto de saúde. Também não pode tomar remédio sem pedir aos pais”, explicou.