Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.11.16 - 14h36

UPAE do Arruda realiza evento de combate ao Diabetes

img_alt

Pacientes e acompanhantes participam das atividades (Foto: Cortesia)

 

Até às 17h desta segunda-feira (21), a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) do Arruda está promovendo atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Na unidade, até o fim da tarde, estão acontecendo palestras educativas sobre o tema e pacientes e acompanhantes são submetidos a exames para identificação de alteração de glicose – como teste de HGT (exame de glicemia), IMC (índice de massa corpórea) e PA (aferição de pressão arterial). “Uma vez identificada alguma alteração, o paciente será encaminhado para consulta de Endocrinologia”, explica a diretora da UPAE, Adriana Bezerra.

Uma equipe multidisciplinar da UPAE, composta por endocrinologistas, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista e farmacêutico, está envolvida no evento. Por dia, a unidade recebe cerca de 400 pacientes. Alexandre Silva de Lima, autônomo, 44 anos, está na UPAE para acompanhar mãe, que é diabética, em uma consulta de endocrinologia. Com o fator de risco da hereditariedade, ele aproveitou para participar do evento.  “Graças a Deus, deu tudo ok. É um alívio”, afirmou.

Tudo bem também com a dona de casa Zulmira Mendes da Silva, de 74 anos, que está na unidade para uma consulta com um neurologista. “Fiquei feliz”, disse ela.  Independentemente do resultado, os pacientes recebem orientações sobre hábitos de vida saudável, como alimentação adequada e a prática regular de exercícios físicos.

Com gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco, a UPA-E do Arruda foi construída pelo Governo do Estado e repassada para administração do Recife. A unidade pública de serviço especializado tem equipe multidisciplinar, com atendimento das 7h às 19h, em dias úteis. O acesso da população ao serviço é por meio de encaminhamento das unidades de saúde da família, unidades básicas tradicionais ou policlínicas.

Estatísticas – Mais de 400 milhões de pessoas em todo mundo tem diabetes, sendo 16 milhões somente no Brasil. A doença não tem cura, mas pode ser controlada. Entre os riscos da diabetes estão o AVC e o infarto. Por ano, o Brasil registra quase 72 mil óbitos em decorrência da doença.