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Assuntos Jurídicos | 21.11.17 - 17h11

Mutirão de Renegociação de Dívidas do Procon Recife começou hoje e segue até a próxima sexta-feira (24)

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O atendimento está acontecendo no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. Trezentas senhas serão distribuídas por dia a partir das 8h30. (Foto: Luciano Ferreria/PCR)

 

A Prefeitura do Recife iniciou hoje (21) o Mutirão de Renegociação de Dívidas. A ação é realizada pelo Procon Recife e abre a oportunidade para que consumidores inadimplentes possam limpar o nome a partir da negociação de descontos nos juros, além do parcelamento da dívida. O Mutirão segue até a sexta-feira (24) no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e o atendimento vai das 9h às 14h.

Destinado aos moradores do Recife, o atendimento do Mutirão se dará por ordem de chegada, mediante entrega de senhas que são distribuídas a partir das 8h30. Por dia, o Procon Recife disponibilizará 300 senhas, totalizando ao final da ação o atendimento de 1.220 pessoas. As companhias de telefonia móvel e fixa (Tim, Oi, Claro e Vivo), as concessionárias de abastecimento de água (Compesa) e de energia elétrica (Celpe), além de instituições bancárias públicas e privadas estão presentes para as negociações. A prefeitura também estará presente e quem estiver com parcelas em atraso no IPTU poderá negociar diretamente com a equipe da Secretaria Municipal de Finanças. Qualquer pessoa que contraiu uma dívida com um desses fornecedores, reconhecê-la e quiser negociar, poderá ser beneficiada pelo Mutirão.

Moradora do Alto Santa Isabel, Karine de Lima assim que soube do Mutirão reuniu os documentos pessoais e as comprovações da dívida com a Compesa e foi renegociar o valor. “Cheguei aqui com uma dívida de cinco mil reais na minha conta de água. Difícil demais para quitar esse valor. Aí, fiquei sabendo do mutirão e vim negociar. Eles analisaram meu caso e estou saindo daqui direto para pagar minha conta negociada. Vou pagar uma parcela única de cem reais. Dá um alívio enorme saber que não tenho mais aquela dívida toda”, conta Karine.

“Este é o segundo Mutirão que estamos fazendo este ano. No primeiro, cerca de 90% dos casos que chegaram foram negociados com sucesso. A vantagem desta ação é que o consumidor lida direto com o fornecedor e o Porcon auxilia nessa mediação. As chances de conseguir a diminuição do valor dos juros e de parcelar o montante final são grandes e reais”, explica José Neves, secretário executivo de Defesa do Consumidor.

A depender do fornecedor, será possível realizar o acordo de negociação de débito na hora. Em outros casos, a empresa terá um prazo para responder ao Procon Recife e ao consumidor, informando a melhor proposta de negociação. Serão avaliados os casos de pessoas com o nome negativado por não pagarem em dia faturas do cartão de crédito, o saldo do cheque especial, contas de água, de energia, de telefone, prestações de empréstimos e financiamentos.

É importante destacar que, para ser atendido no mutirão, é necessário que o consumidor saiba a quem está devendo. Se for a uma das empresas participantes, ele deverá apresentar seus documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e qualquer documentação que comprove o débito (como faturas ou cartas de cobrança). O próprio devedor deverá comparecer pessoalmente. Também é possível enviar um procurador com procuração registrada em cartório.

ATENDIMENTO - Para maiores informações é possível contatar o Procon Recife nos telefones 0800 28 11 311 e 3355-3290, além do e-mail procon@recife.pe.gov.br. O órgão fica na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e atende das 8h às 13h. Há também os postos avançados de atendimento no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Escritor Ariano Suassuna, que fica na avenida General San Martin, s/n, esquina com a Abdias de Carvalho.