NOTÍCIAS

Cultura | 21.12.16 - 14h00

Prefeito garante apoio do Ministério da Cultura para o Carnaval do Recife 2017

img_alt

Recursos foram assegurados em reunião com o ministro da pasta, Roberto Freire, na manhã desta quarta-feira (21), no edifício-sede da Prefeitura do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio garantiu a liberação de R$ 300 mil do Ministério da Cultura para o Carnaval do Recife 2017. O anuncio foi feito pelo ministro Roberto Freire, em visita ao prefeito em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (21). O mesmo aporte será feito para as festas de Olinda e Salvador no ano que vem. Esta foi a primeira visita oficial que o novo ministro da Cultura fez a uma prefeitura.

O gestor municipal destacou a importância da liberação dos recursos para o Carnaval do Recife, que é uma das principais festas do País. "Fiquei muito feliz de receber o ministro Roberto Freire pela nossa relação de tantos e tantos anos, pela alegria de vê-lo entusiasmado, animado com seu trabalho e com o que pode ser feito pelo ministério no nosso País e que vem aqui trazendo uma grande notícia de um apoio importante de liberação de recursos para o nosso Carnaval, que é uma das festas mais importantes que acontecem no País, e que em um momento como esse receber um apoio é importante para nós também", afirmou Geraldo Julio. 

O ministro da Cultura, Roberto Freire, pontuou que é parte da política do Ministério da Cultura apoiar expressões populares como o Carnaval do Recife. "Eu acredito que é uma obrigação do Ministério da Cultura estar presente na grande expressão de um povo, da dança, da música que é o Carnaval de Recife e de Olinda, tal como o de Salvador e o do Rio de Janeiro. São expressões importantes e que o Ministério da Cultura não poderia estar ausente disso como não esteve em outros momentos. Nós apenas estamos dando continuidade a isso e com satisfação, porque pernambucano que sou, junto com o prefeito do Recife, eu estreito ainda mais toda essa minha pernambucanidade", disse o ministro.

A Prefeitura do Recife anunciou no último dia 12 de dezembro os homenageados do Carnaval do Recife 2017: os Caboclinhos Carijós do Recife e o cantor Almir Rouche, uma das agremiações mais tradicionais da cultura do Recife e um nome que é referência para a música pernambucana, respectivamente.