NOTÍCIAS

Administração | 21.12.16 - 19h07

Recife lidera mais uma vez o ranking de transparência do TCE

Portal da Transparência do Recife  ficou no primeiro lugar dentre os 184 município avaliados pela instituição e foi o único que recebeu o índice "Desejável" de transparência

 

Pela segunda vez consecutiva, o Portal da Transparência do Recife foi o destaque no Índice de Transparência dos Municípios. A avaliação é feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), que observou os portais de 184 municípios pernambucanos entre os meses de julho e setembro, classificando-os em Desejável, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente. O Recife, assim como na avaliação de 2015, foi a única cidade a alcançar a classificação de Desejável, despontando em primeiro lugar na lista. Assim, o portal da capital pernambucana firma-se como referencia na transparência de informações do Executivo Municipal. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Tribunal de Contas.

"Este é mais um reconhecimento de que a transparência e o acesso à informação são princípios que estão presentes na nossa gestão. A avaliação feita pelo TCE reconhece o trabalho realizado ao longo desses anos e que oferece ao cidadão mais um canal de comunicação e de controle social, essenciais ao processo democrático. Vamos continuar aperfeiçoando esta ferramenta contemplando informações de interesse público", pontuou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Dividido em duas partes, a avaliação do Índice de Transparência dos Municípios considerou critérios relacionados ao conteúdo a partir da análise da Transparência da Gestão Fiscal e da Lei de Acesso à Informação (LAI). O outro bloco observado foram os requisitos tecnológicos, que analisou as sessões da Receita, Despesas, Licitações e Contratos. O somatório das análises renderam ao Portal da Transparência da Prefeitura do Recife 800,5 pontos alcançando a melhor classificação do ranking, seguido dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, com 697 pontos e Cabo de Santo Agostinho com 687, classificados como "Moderado".

O TCE não foi o único órgão de controle a reconhecer o trabalho de transparência e controle social realizado no Recife. O Portal da Transparência do Recife já foi destaque em nível nacional pela Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e pela ONG Contas Abertas. O Portal da Transparência do Recife é coordenado pela Controladoria Geral do Município e desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (Emprel).