Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 21.12.18 - 23h36

Beberibe recebe 8ª etapa do Mais Vida nos Morros com cantata natalina

img_alt

Na noite desta sexta (21), a Rua Vitoriana e seu entorno, que foi tomada por cores e pinturas, também sediou apresentações musicais para comemorar a entrega da via que foi completamente transformada pela arte (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais um bairro do Recife recebeu a intervenção do projeto Mais Vida nos Morros, ação que envolve toda a comunidade para a transformação dos espaços com pinturas, arte e cuidados de meio ambiente. Desta vez a Rua Vitoriana, em Beberibe, foi contemplada pelo programa que beneficiou cerca de 100 famílias no local. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, que estava acompanhado da família, esteve no bairro que também recebeu uma Cantata de Natal com apresentação musical, para comemorar junto com a comunidade, a ação que transformou a rua e moradores, que receberam workshops, oficinas de compostagem de lixo e instalação de hortas, envolvendo, adultos e crianças, em um trabalho conjunto pelo local onde vivem.

“Oitava área que o Mais Vida nos Morros chega na cidade. Milhares de casas e de pessoas já foram beneficiadas e hoje estamos aqui, não só inaugurando a Rua Vitoriana, mas também com a Cantata Natalina nos Bairros, que também aconteceu ontem no Sítio São Brás, e foi uma área do Mais Vida Nos Morros, e hoje estamos aqui com a população, comemorando”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Iniciado em dezembro de 2015, o Programa Mais Vida nos Morros já beneficiou  diretamente mais de 13 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã (Dois Unidos), Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Três Carneiros/Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição e Sítio São Brás.Locais onde eram pontos de confinamento de lixo, agora são áreas de convivência, de contemplação, de lazer, hortas comunitárias, ou parklets. O projeto também engloba soluções para o lixo orgânico como os minhocários individuais e tem como ponto forte a arte urbana, que dá cor às barreiras e vielas, além de  escadarias e postes.

Os moradores também fazem mutirão para pintura das casas, ajudando nas ações, opinando em como gostariam que fossem  e como juntos eles poderiam transformar o lugar onde moram. De acordo com o secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, especialmente as crianças coorperaram com as ações. “Esse é o oitavo bairro, mas especialmente aqui em Beberibe, o que mais chamou a atenção foi o engajamento das crianças.Elas foram as grandes protagonistas desse movimento de transformação, que dialoga muito com o que a Prefeitura pensa, de espaços pensados também para a convivência”, explicou o secretário. O artista Manoel Quitério foi o responsável pelos desenhos nos espaços públicos.

Nas rua, coqueiros, joaninhas, pássaros e outras figuras foram desenhadas com ajuda dos pequenos e a partir de sugestões dos próprios moradores.A escadaria da rua Vitoriana, onde antes existia um ponto de acumulo de lixo, deu espaço para muita cor, arte e união entre os moradores.. Os moradores participaram de uma oficina sobre o aproveitamento do lixo orgânico através da compostagem dos resíduos.

E para coroar a finalização de uma obra com tanta cor e alegria na comunidade, a Cantata Natalina nos Bairros tomou conta do Rua Vitoriana, num cortejo com orquestra de Papais Noel percorrendo as ruas de Beberibe, convidando a população para um show com os artistas Almir Rouche,Maestro Spok, Nena Queiroga, Gerlane Lopes e César Michilis.

“Uma surpresa maravilhosa. Nossa rua ficou linda depois dessa intervenção das pinturas todas, e terminar com um presente desses foi incrível. Estamos muito felizes de ver isso aqui, tão de pertinho. Um sonho”, comemorou a aposentada Maria de Lourdes, moradora do local há mais de 40 anos.

Elaine Poço, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade das Tintas Coral, parceira da Prefeitura do Recife no projeto Mais Vida nos Morros, comentou a importância do projeto Mas Vida nos Morros na vida das pessoas. “Estamos levando cor, dignidade, estimulando autoestima para essas pessoas. Estamos ajudando essas pessoas também a se conectar com os espaços onde vivem, e isso é muito bonito. Estamos melhorando os espaços públicos e construindo cidadania”, pontuou.