NOTÍCIAS

Educação | 21.12.18 - 19h52

Lançamento das produções do Proler marca final do ano letivo

img_alt

Secretaria de Educação em parceria com a Editora IMEPH selecionou produções elaboradas pelos estudantes em publicações de livros com produções coletivas. (Antônio Tenório/PCR)

 

Poemas, romance, ficção. Esses foram só alguns dos estilos literários apresentados na tarde de ontem (20), no lançamento das produções dos estudantes que fizeram parte do Programa de Letramento do Recife (PROLER - Obras Literárias), na Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire, na Madalena. Ao todo 360 estudantes de turmas de Anos Iniciais, de 53 escolas da rede municipal de ensino do Recife participaram da ação, além de coordenadores, gestores e professores e representantes das diretorias Executiva de Gestão Pedagógica, Gestão da Rede e convidados.

Ciente de que o processo de leitura e escrita favorece a imaginação, criatividade, interpretação, oralidade e com o objetivo de estimular a prática da produção textual dos estudantes do 1º ao 5º ano da rede,  a Secretaria de Educação, em parceria com a Editora IMEPH, selecionou produções elaboradas pelos estudantes, que resultaram em sete produções coletivas e individuais, em um total de mil exemplares. O projeto considerou as ações desenvolvidas no Programa de Letramento do Recife – PROLER - Obras Literárias ao longo do ano letivo de 2018, aproveitando o tema do ano letivo “Ler para sonhar, escrever para criar”.

Para o Diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, Rogerio Morais, a iniciativa é louvável. “Todos que fizeram parte deste trabalho estão de parabéns. A intenção é que continuemos ampliando este trabalho, que mostra realmente o potencial de nossos alunos”, avaliou Morais. Ao todo, duas coletâneas e cinco obras individuais, foram produzidas e mil exemplares foram distribuídos para as escolas.

As produções individuais incluíram as escolas municipais, Inês Soares de Lima (Imbiribeira), Presbítero José Bezerra (Macaxeira), Professor Solano, Magalhães (Jardim Beira Rio), Rozemar de Macedo (Casa Amarela), Sítio do Berardo (Prado). Michely Almeida, coordenadora pedagógica da Editora IMEPH também ressaltou a importância do evento. “Este projeto vem evoluindo a cada ano. Há cinco anos, quando iniciamos a parceria com a Secretaria de Educação, tivemos três livros lançados, e, este ano, foram sete. Temos visto ao longo do tempo muito mais engajamento dos pais, dos professores e, principalmente, dos alunos. Para nós é emocionante fazer parte desta parceria”, pontuou.

Na programação, a contadora de histórias Susana Morais divertiu os alunos com a lenda do Natal. Após a apresentação foi a vez dos alunos autores festejarem o lançamento dos livros e o final do ano letivo. Raissa Helen (8 anos), aluna do 2° ano C da Escola Sitio do Berado, comemorou o dia. “Estou muito feliz em participar deste dia e agradeço à minha professora  por sempre estar com a gente”, finalizou a estudante.