Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.12.18 - 20h05

PCR lança protocolo para acompanhamento de pacientes do SUS com hipertensão e diabetes

img_alt

O documento possui orientações de como realizar abordagem dos pacientes, como identificar os fatores de risco e informações para acompanhamento dos usuários. (Foto: Ikamahã/Sesau PCR)

 

Cerca de 500 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife assistiram, na manhã desta sexta-feira (21), no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, ao lançamento do Protocolo Municipal de Acompanhamento da Pessoa com Diabetes e/ou Hipertensão na Atenção Básica do Recife. A elaboração do documento é uma das estratégias do Plano de Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, instituído na capital pernambucana em 2015.

"O protocolo é uma ferramenta que auxilia, orientando os profissionais, ampliando o cuidado no acompanhamento dos pacientes que têm as doenças. Toda equipe multiprofissional trabalhou na construção do protocolo e hoje está aqui para poder se apropriar das informações, e tratar melhor, acompanhar melhor, representando mais qualidade no cuidado à saúde do recifense”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia. O titular da pasta ainda orientou que os pacientes façam com regularidade o teste de glicemia e aferição de pressão, na unidade de saúde da família mais perto de casa.

Nele, há orientações para abordagem dos usuários com doenças crônicas não transmissíveis; identificação de fatores de risco e consulta para rastreamento dessas doenças; informações sobre diagnóstico e segmento da diabetes e também diagnóstico e acompanhamento do paciente com hipertensão; e orientações para assistência de enfermagem, odontológica e do agente comunitário de saúde. O protocolo também traz a Caderneta de Saúde da Pessoa com Hipertensão e Diabetes.

O documento, elaborado por profissionais médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde, com o auxílio da Coordenação de Saúde Bucal e do Programa Academia da Cidade, foi idealizado de acordo com linhas essenciais à produção do cuidado na Atenção Básica, evidenciando aspectos multidisciplinar e com modelos de atenção centrados no paciente.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, do Distrito Sanitário 4, Sheilla Magalhães, disse que o protocolo vai facilitar o trabalho da equipe. "Vai nos ajudar a entender as particularidades de cada território, o protocolo de Hipertensão e Diabetes é essencial para o desenvolvimento do nosso trabalho dentro das comunidades", disse.