Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.12.18 - 23h31

População escolhe três presépios entre as 14 obras confeccionadas pelos estudantes da rede municipal

Entre os 1.139 votos computados, a maioria foi destinada às escolas Josefina Marinho, CMEI Ana Rosa Falcão de Carvalho e Bola na Rede. Presépios criados pelos estudantes da rede municipal seguem em exposição na Rio Branco até o próximo dia 2

 

Foram escolhidos, por voto popular, os três presépios mais representativos entre as 14 obras confeccionadas pelos alunos da rede municipal de ensino, expostas na Avenida Rio Branco desde o último dia 9 de dezembro. As escolas vencedoras serão premiadas com apresentações culturais e passeio de catamarã, na volta às aulas.

Ao todo, foram computados 1.139 votos na urna eletrônica colocada na Avenida Rio Branco, em parceria com a Rede Globo. Destes, 181 asseguraram o primeiro lugar para a Escola Josefina Marinho, de Casa Amarela, que rendeu uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição em seu projeto.

Em segundo lugar, com 148 votos, ficou o CMEI Ana Rosa Falcão de Carvalho, localizada em Santo Amaro. O presépio confeccionado pelos alunos da escola, com personagens que se movimentam, teve como inspiração a história infantil O Natal de Fred, que resgata o verdadeiro sentido da festa, que não cabe nas sacolas de compra e passa longe das vitrines de loja.

A terceira colocada foi a Escola Municipal Bola na Rede, que conquistou 146 votos, ambientando a manjedoura de Cristo para as paisagens recifenses, com direito a Galo da Madrugada, rio e ponte.

“Quem ganhou essa votação foi o Recife inteiro. Esses presépios representam, na verdade, o nascimento de mais uma tradição para o Ciclo Natalino da cidade”, celebrou o secretário executivo de Cultura do Recife, Eduardo Vasconcelos.

“No ano que vem vamos reunir forças para ocupar a rua inteira. As escolas agora estão mais atentas que nunca à importância da arte e também da tecnologia para o desenvolvendo dos alunos. Todos os presépios ficaram muito bonitos. Estão todos de parabéns”, disse o professor Francisco Luiz dos Santos, Diretor Executivo de Tecnologia na Educação.

O projeto Recife dos Presépios por mãos do futuro, promovido pela Secretaria de Educação do Recife, convidou 397 crianças e adultos de 14 escolas para recriar a cena do nascimento de Jesus, a partir de resíduos tecnológicos e materiais reciclados. Os 14 presépios confeccionados sob a supervisão de 63 professores estão expostos na Avenida Rio Branco até o próximo dia 25 de dezembro, no expediente das 9h às 19h até o próximo dia 23, e das 16h às 20h nos dias 24 e 25.

O projeto, de reinvenção das tradições e conscientização ambiental, envolveu desde crianças nas creches a jovens do ensino regular e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O desafio de todos eles era construir os presépios, utilizando pelo menos 50% dos materiais provenientes de resíduos tecnológicos como teclados, mouses, CPUs, telas, teclas, CDs e DVDs, entre outros. Ao todo, foi utilizada meia tonelada dos seguintes resíduos tecnológicos:

Teclados – 150
Mouses – 150
Monitores – 150
CPUs – 60
Cabos e fios – 1000 metros
Estabilizadores – 50
Geláguas – 10
Garrafões – 30
Cadeiras – 40

Outras escolas e creches escolas envolvidas na confecção dos presépios foram: Escola Municipal Almerinda Umbelina (Vasco da Gama), André de Melo (Estância), CMEI São João (Macaxeira), Creche Albérico Dornelas (Brum), Divino Espírito Santo (Caxangá), Edinaldo Miranda (Encruzilhada), Engenho Do Meio (Engenho do Meio), Karla Patrícia (Boa Viagem), Nossa Senhora da Penha (Boa Viagem), Padre Antônio Henrique (Derby), Pedro Augusto (Boa Vista).