Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 21.12.18 - 16h40

Prefeitura do Recife divulga o funcionamento dos serviços públicos municipais neste Natal

 

Nesta segunda-feira (24), véspera de Natal, e terça-feira (25), dia de Natal, os serviços e órgãos da administração municipal não funcionarão, a não ser aqueles considerados essenciais, a critério da chefia de cada órgão. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará nas ruas durante o feriado como opção de passeio para os recifenses, que também poderão prestigiar no Marco Zero, o Baile do Menino Deus, que há 15 anos celebra o Natal e a cultura popular nordestina junto com a população. Além do Baile, luzes, criatividade e sustentabilidade estarão em cartaz no Recife Antigo. No Cais da Alfândega, a árvore de Natal de 14 metros e a iluminação que dialoga com o rio convidam a população a um passeio iluminado.
 
No sábado (22) e no domingo (23), a programação está garantida no Museu da Cidade do Recife e na Galeria Janete Costa, como opção para quem quiser apreciar obras em exposição na cidade. As 19 Academias Recife também estarão abertas no sábado (22), mas fechadas nos dias 24 e 25. O funcionamento retorna à normalidade no dia 26.
 
 
Confira abaixo em detalhes o que abre e fecha em todos os serviços municipais:
 
 
TURISMO - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível dois dias neste feriadão de Natal. Nos dias 23 e 25, o percurso exclusivo para bikes, que somam 35,6km, estarão montados oferecendo um passeio por atrativos turísticos da cidade. Nos mesmos dias também estará montado o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem. No trecho privilegiado da orla, a via fica aberta para uso da população para a prática esportiva e de lazer.
 
No sábado (22), haverá passeio de catamarã no Olha! Recife, com saída às 9h. Este será o último passeio do ano e as inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br. Os parques Santana e Macaxeira estarão funcionando normalmente. No Santana, haverá apresentação do espetáculo Natal para Sempre, nos dias 23 e 25, às 19h
 
As 19 Academias Recife estarão abertas no sábado (22), mas fechadas nos dias 24 e 25. O funcionamento retorna à normalidade no dia 26.
 
CULTURA - O Ciclo Natalino, que começou a ser celebrado desde o último dia 9 no Recife, garante programação variada, gratuita e a céu aberto para a população neste feriado.
 
Tradição que já ocupa o Marco Zero há 15 anos, o Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina, entre os próximos dias 23, 24 e 25, às 20h, num grandioso espetáculo aberto ao público, visto por mais de 70 mil pessoas a cada ano. Realização da Relicário Produções, o espetáculo conta com o apoio da Prefeitura do Recife há tantos anos, que faz parte do calendário oficial da festa.
 
Além do Baile, luzes, criatividade e sustentabilidade estarão em cartaz no Recife Antigo. No Cais da Alfândega, a árvore de Natal de 14 metros e a iluminação que dialoga com o rio convidam a população a um passeio iluminado. Na Rio Branco, a grande atração são os 14 presépios, confeccionados pelos estudantes da rede municipal que fizeram uma releitura do imaginário natalino, recriando a cena do nascimento de Jesus a partir de resíduos tecnológicos e materiais reciclados, tendo a cultura nordestina como referência e cenário. No total, 397 crianças e adultos e 63 professores de 14 escolas foram envolvidos na confecção dos presépios, que ficarão expostos até o dia 25 de dezembro, no expediente das 9h às 19h até o próximo dia 23, e das 16h às 20h nos dias 24 e 25.
 
Nos dias 24 e 25, todos os equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife estarão fechados. Mas, no sábado (22) e no domingo (23), a programação está garantida no Museu da Cidade do Recife e na Galeria Janete Costa.
 
No Museu da Cidade do Recife, está em cartaz a exposição “Cinco Pontas”. A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita. O museu abre normalmente no sábado, das 9h às 17h. No domingo, funciona em horário reduzido, das 9h às 13h.
 
Na Galeria Janete Costa, a mostra Transistor, de Jota Zer0ff, estará aberta à visitação no sábado, das 14h às 20h, e no domingo, das 15h às 19h. São 24 obras, a maioria delas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre a lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis de grafitti estampados nas paredes da galeria. Informações: (81) 3355-9825.
 
 
ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE Não haverá expediente no próximo sábado (22) nas unidades de atendimento ao contribuinte que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping Rio Mar. Nos dias 24 e 25 as unidades do Expresso permanecem fechadas, assim como o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. Durante esse período o contribuinte pode acessar o Portal de Finanças http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/ e obter diversas informações referentes a tributos do município.
 
MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam em horário especial na terça-feira (25), das 6h às 13h. No sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), os equipamentos abrem normalmente: 6h às 18h, 6h às 13h e 6h às 18h, respectivamente.
 
SAÚDE – Nestas segunda (24) e terça-feira (25), ponto facultativo e feriado de Natal, respectivamente, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na quarta-feira (26). 
 
O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.
 
As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.
Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará durante o feriado, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife que já estão em tratamento.
 
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.
 
EDUCAÇÃO – A Secretaria de Educação informa que as aulas das escolas e creches municipais encerraram nesta quinta-feira (20). Do dia 26 a 28, os professores, gestores e demais funcionários realizarão trabalhos internos nas unidades de ensino. Nesse mesmo período, as 36 escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental e as 18 Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utecs) funcionarão como polos de matrícula online (2ª fase), disponibilizando computadores para quem não tem acesso à internet.
 
 
EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna estarão fechadas na segunda (24) e na terça (25).
 
EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco estarão fechadas na segunda (24) e na terça (25).
 
ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife estarão fechadas na segunda (24) e na terça (25).
 
ESPORTES - Os programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes estão em recesso neste final de ano.
 
SEGURANÇA - Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as  Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes entrarão em recesso das suas atividades do dia 21 de dezembro de 2018 ao dia 1ª de janeiro de 2019, devido às festas de final de ano. Os equipamentos voltarão às suas atividades normais no dia 2 de janeiro de 2019. 
 
MEIO AMBIENTE-Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife vão dar uma pausa no período natalino. O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, fechará nesta segunda-feira (24), véspera de Natal, e também na terça-feira (25), Dia de Natal. O mesmo acontecerá no Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte. Nos dois dias, não haverá atividades no espaço. O JBR retoma as atividades na quarta-feira (26), com visitações das 9h às 15h30. O Econúcleo Jaqueira reabre as portas na quinta (27), com funcionamento das 9h às 17h. O acesso aos dois equipamentos, ligados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, é gratuito.
 
HOSPITAL VETERINÁRIO - O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nas próximas segunda (24) e terça-feira (25). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na quarta-feira (26).
 
DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste natal. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs de sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23), das 8h às 13h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, durante o feriadão de natal, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.
 
MULHER - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante os dias 24 e 25. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 
 
TRÂNSITO –  Os serviços oferecidos das 8h às 13h na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nas segunda-feira (24) e terça-feira (25), em virtude do feriado de Natal e serão retomados na quarta-feira (26). No feriado de ano novo, os serviços serão suspensos na segunda-feira (31) e terça-feira (1), retornando na quarta-feira (2). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800-081-1078.