Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 22.01.18 - 17h22

PCR é aprovada em primeiro lugar no Programa Seleções do Futuro

Projeto elaborado por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai garantir recursos para a criação de escolinhas de futebol de base para meninos e meninas de 6 a 17 anos

 

A Prefeitura do Recife foi aprovada em primeiro lugar geral na captação de recursos pelo Programa Seleções do Futuro, do Ministério do Esporte. O projeto foi elaborado pela Gerência de Esporte de Participação e Educacional, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, e foi criado com o objetivo de fomentar o futebol como ferramenta de inclusão social entre meninos e meninas de 6 a 17 anos. A aprovação do Município na fase de análise técnica em primeiro lugar somou 250 pontos e foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 19 de janeiro.

"A Prefeitura do Recife comemora a aprovação deste convênio junto ao Ministério do Esporte porque isso representa uma oportunidade para que nossas crianças e adolescentes tenham contato com a prática esportiva, sendo também uma maneira de revelar novos talentos", destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. A gestora enfatizou ainda que o projeto poderá potencializar a participação de atletas recifenses em competições esportivas. "A partir deste projeto, vamos ter mais uma ferramenta para garimpar potenciais profissionais que vão dar orgulho para nossa cidade e estado nos representando em competições nacionais e internacionais através do futebol, essa paixão nacional".

No projeto criado pela PCR consta a implantação de cinco núcleos que funcionarão como escolinha de futebol, atendendo exclusivamente estudantes da rede pública. Para execução do projeto, haverá contratação de técnicos por meio de Seleção Simplificada que terá detalhes definidos após o repasse do recurso federal para o Recife, que será de cerca de R$ 852 mil. O projeto terá vigência de até 15 meses, conforme determinado no edital do programa, contando com três meses para estruturação e 12 meses para execução.

Programa Seleções do Futuro - Iniciativa do Ministério do Esporte, gerida pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), visa democratizar a prática do futebol de base pelo Brasil e promover condições favoráveis ao desenvolvimento da modalidade entre crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, de ambos os sexos, prioritariamente matriculados nas escolas públicas.