Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 22.01.19 - 19h36

Atletas do Recife Esportes de Rendimento comemoram bolsas de estudo no Colégio Agnes

img_alt

Após bom desempenho nos treinos de vôlei de praia do programa, uma iniciativa da PCR, os adolescentes ganham oportunidade de estudar gratuitamente na instituição de ensino. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

“Estou maravilhada com essa oportunidade. Meu filho vai aproveitar cada segundo no colégio para que o estudo faça a diferença em sua vida. Vou ficar em cima para que ele tire notas boas e continue se dedicando ao esporte. Com certeza será um grande benefício”. A declaração é da autônoma Juliane Tavares, mãe de Breno Cavalcanti Ferreira, um dos quatro atletas do programa Recife Esportes de Rendimento que se destacaram nos treinos de vôlei de praia e ganharam bolsa integral para estudar gratuitamente no Colégio Presbiteriano Agnes Erskine, nas Graças.

Além de Breno, os alunos Lucélio Gomes da Silva, Narllon Erick Dias Pereira e Marcos Antônio Pereira da Silva também ganharam as bolsas. Lançado há pouco mais de um ano, o programa Recife Esportes de Rendimento é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, que tem o objetivo de preparar atletas para competir em alto nível. Na manhã desta terça (22), a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, visitou o diretor geral do Agnes, reverendo Edson Dantas, junto com os atletas e seus familiares, para agradecer o apoio e ressaltar a importância da decisão para o futuro dos quatro jovens.

“Minha missão como gestora pública é fazer o que outras pessoas fizeram por mim. Fui atleta bolsista, o que deu um grande estímulo para minha vida esportiva. Os meninos estão seguindo a mesma trajetória e eu posso dizer, com muita propriedade, que vale a pena. Quero agradecer muito ao diretor Edson Dantas e a todos os que fazem essa instituição de ensino por receberem esses alunos e garanto que vamos acompanhá-los de perto”, afirmou Yane, que conquistou a medalha de bronze do pentatlo moderno, nas Olimpíadas de Londres-2012.

O reverendo Edson Dantas destacou que o Colégio Agnes já deu oportunidade a outros estudantes a partir do desempenho esportivo. “O trabalho social que desenvolvemos aqui no colégio está dando ótimos resultados. No ano passado, duas alunas nossas, bolsistas integrais, foram convocadas para a seleção brasileira de basquete Sub-15”, exemplificou o diretor.

Narllon Erick entra no 1° ano do Ensino Médio, enquanto que os demais cursarão o 9° ano do Ensino Fundamental. Os quatro vão treinar no Agnes e representar o colégio nas competições escolares de vôlei. “Achei excelente. Vai ser uma oportunidade única de estudo para mim. O esporte abre vários caminhos e vou me dedicar ao máximo para aproveitar”, diz Breno. “Estou treinando há cerca de cinco meses e antes fazia só Educação Física na escola. Se não fosse o projeto, essa oportunidade não teria surgido na minha vida”, complementa Marcos. Até o ano passado, todos estudavam em escolas da rede municipal de ensino na Zona Sul do Recife.

INICIATIVA – Gerenciado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, o programa Recife Esportes de Rendimento teve início em outubro de 2017 e já conquistou um público específico para o alto rendimento. A escolinha de vôlei funciona na orla de Boa Viagem, na altura da rua Padre Carapuceiro, e conta com mais de 30 alunos sob a coordenação do treinador Caio Lopes.

Em pouco mais de um ano, a equipe de vôlei de praia do programa já conquistou medalhas de prata e bronze na etapa Natal da Copa Nordeste de Vôlei de Praia.  Além disso, Breno e Lucélio foram os campeões da temporada do Circuito Pernambuco de Vôlei de Praia, na categoria Sub-15. Já as atividades de atletismo, coordenadas pela atleta olímpica Cisiane Dutra, acontecem no parque da Macaxeira, com cerca de 140 inscritos.