Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.01.21 - 20h43

Prefeitura do Recife amplia campanha de prevenção da Covid-19 para os parques da cidade

Neste final de semana, os parques da Jaqueira, Treze de Maio, Santana e Macaxeira receberão a campanha Bora se Cuidar, que conta com a atuação de profissionais de várias secretarias.

 

A Prefeitura do Recife amplia a campanha Bora se Cuidar e leva a ação educativa para os parques da cidade. Neste sábado (23) e domingo (24), os parques da Jaqueira, Santana, Macaxeira e Treze de Maio estarão na rota de cerca de 150 profissionais que trabalharão no reforço da orientação e conscientização em relação ao cumprimento das medidas e protocolos contra o novo coronavírus. 

No Parque da Jaqueira a campanha acontece no sábado, das 13h às 17h, e no domingo, das 8h às 12h. Já no Santana, Macaxeira e Treze de Maio a ação está prevista para o período das 13h às 17h, tanto no sábado quanto no domingo. A campanha prevê a atuação de promotores com placas educativas, arte-educadores e aplicação de adesivos com o QR code nos quiosques e cardápios dos comerciantes que atuam nos parques, além da colocação de banners nas entradas dos equipamentos e placas nos parques infantis.

A Bora se Cuidar surgiu como parte dos esforços da Prefeitura no controle da disseminação da Covid-19 nas áreas públicas da cidade. Durante a ação, os frequentadores dos espaços são abordados pelos promotores de mídia externa que repassam todas as informações sobre os cuidados necessários para a prevenção da Covid. 

Equipes de arte-educadores realizam performances lúdicas a partir de personagens e situações contextualizadas com o ambiente. Além disso, a utilização do QR code convida a população a visualizar a campanha em ambiente virtual, evitando assim a entrega de panfletos e o contato direto entre as pessoas. Acessando a plataforma, a população recebe informações sobre a importância do uso de máscaras, manter distância de 1,5 metro entre as pessoas e a lavagem das mãos ou a utilização do álcool em gel sempre que necessário. A campanha também prevê a sinalização educativa dos demais parques da cidade.

A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde; Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; e Governo. Ainda integram o grupo o Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.

Praia - As equipes da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife também seguirão com as fiscalizações nas orlas das praias da cidade nestes sábado (23) e domingo (24), entre às 10h e 14h. Os profissionais têm atuado nas orlas das praias de Brasília Teimosa, Boa Viagem e Pina. Em três semanas, as equipes já inspecionaram 22 quiosques, 1.073 barracas padronizadas e 201 ambulantes. Cerca de 20 profissionais também reforçam as orientações no calçadão da orla sobre os cuidados no combate à covid-19.