Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 22.02.16 - 16h26

Secretário participa de capacitação do Ministério do Esporte no Recife

img_alt

Objetivo da Caravana de Planejamento é capacitar gestores municipais, estaduais e universitários sobre como pleitear recursos federais para programas de esporte e lazer. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O secretário de Esportes do Recife, George Braga, participou, na manhã desta segunda (22), da abertura da Caravana de Planejamento de Projetos dos Programas Sociais do Ministério do Esporte, que aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. O evento contou com a  presença do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério, Carlos Geraldo Santana de Oliveira, e teve o objetivo de capacitar gestores municipais, estaduais e universitários de Pernambuco interessados em participar dos editais e pleitear recursos federais para programas de esporte e lazer.

"Temos uma excelente relação com o Ministério do Esporte, que nos ajuda nas obras do Geraldão e no crescimento de programas como o PELC e o Segundo Tempo. Mas sabemos que prefeituras menores nem sempre têm acesso às informações, o que dificulta o acesso aos recursos. Por isso a Caravana é tão importante", destaca George Braga, ressaltando que em 2017 o Recife terá ainda mais verbas do Ministério para novas iniciativas. "Nossa ideia é capacitar os técnicos locais para que eles repassem as informações sobre os projetos e como ter acesso às verbas", explica o secretário nacional Carlos Geraldo.

Ele lembra que o Programa Segundo Tempo, por exemplo, já gerou medalhistas olímpicos. "Os resultados dos nossos programas são muito bons. É um bom caminho para revolucionar o esporte no País, em que quase 45% dos jovens são sedentários e precisam de incentivo", complementa Carlos Geraldo. A  coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas de Esporte e Lazer do Ministério, Ana Elenara da Silva Pintos, acrescenta que o planejamento das ações continua sendo responsabilidade dos municípios. "Nosso objetivo aqui é esclarecer dúvidas, apresentar as ações e os caminhos disponíveis", explica.

CRESCIMENTO - No Recife,o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e o Programa Segundo Tempo (PST) funcionam em cerca de 140 locais, distribuídos por todas as regiões da capital, para estimular e democratizar a prática de esportes, especialmente para a  população mais carente. O PELC cresceu 500% e passou de 9 para 45 núcleos, enquanto que o PST, voltado para os estudantes das escolas municipais, aumentou mais de 100%, passando de 45 para 94 núcleos. No total, os dois programas oferecem cerca de 27 mil vagas.