Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 22.02.18 - 18h59

Fórum Municipal de Educação realiza Pré-Conferências de Educação

Os encontros, feitos em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, irão discutir contribuições para Conferência Nacional de educação.

Até o próximo dia 2 de março acontecem, nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs), as Pré-Conferências de Educação do Recife, realizadas pelo Fórum Municipal de Educação (FME) em parceria com a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal da Educação (CME). Com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, participam da ação segmentos da sociedade civil organizada, instituições governamentais e não governamentais ligados à educação e a população em geral.

As pré-conferências têm o objetivo principal de avaliar as sugestões que vão nortear o Plano Nacional de Educação e, dentro dessas metas, oito eixos foram estabelecidos. Neste primeiro momento três estão em destaque nas prévias do Recife: Planos Decenais, Sistema Nacional de Educação (SNE) e Valorização dos Profissionais da Educação; Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social; Planos Decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, permanência e gestão. 

Os encontros também vão apresentar os diagnósticos de ações e políticas públicas realizadas pela Prefeitura do Recife em todas as regiões na área da educação. Também vão ser ouvidas a população em geral e, após as discussões, vão ser eleitos delegados por região e segmento por regional, para a Conferência de Educação do Recife, que acontece na segunda semana de março. Para Isaac Machado, coordenador do FME, as pré-conferências são uma oportunidade de a sociedade em geral acompanhar o andamento das ações da educação e contribuir para as discussões nacionais e sugerir melhoria das ações propostas para o segmento.

Após o primeiro encontro, realizado na última terça-feira, 20, na Escola Municipal Reitor João Alfredo, as conferências vão passar pela Escola Municipal Mário Melo (26.02), Escola Nadir Colaço (27.02), Escola de Formação de Professores Professor Paulo Freire (28.02), Escola Municipal Antônio de Brito Alves (01.03) e Faculdade Universo (02.03).

 

Pré-Conferências de Educação do Recife

Dia: 20-02

Hora: 18h às 21h
Local: Escola Municipal Reitor João Alfredo
Endereço: Avenida Norte, 752 - Santo Amaro

 

Dia: 26-02

Hora: 18h às 21h
Local: Escola Municipal Mário Melo
Endereço: Rua Oliveira Fonseca, 318, Campo Grande
 

Dia: 27-02

Hora: 18h às 21h
Local: Escola Municipal Nadir Colaço
Endereço: Rua IDA s/n - Macaxeira Casa Amarela

  

Dia: 28-02

Hora: 18h às 21h
Local: Escola de Formação de Professores Professor Paulo Freire
Endereço: Rua Real da Torre, 299 - Madalena  

 

Dia: 01-03

Hora: 18h às 21h
Local: Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves
Endereço: Rua Ernesto Cavalcante, 41, Mustardinha

 

Dia: 22-03

Hora: 18h às 21h
Local: Faculdade Universo (02.03)
Endereço: Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 2169 - Imbiribeira