Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 22.02.18 - 13h00

Prefeitura do Recife e Senai certificam jovens concluintes de curso no Ibura

img_alt

Além da certificação, os alunos assistiram a uma palestra de profissionais da Agência de Emprego sobre como montar um currículo (Foto: Cortesia)

 

Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife levou, por meio da Agência de Emprego, uma palestra sobre estratégias de como montar um currículo de qualidade, além de cadastrar os alunos no sistema de empregos da Agência.

Salomão Melo, técnico de Inserção Social e Produtiva da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod), vinculada à SDSJPDDH, explicou que a parceria com o Senai tem ajudado na inserção social e na prevenção às drogas. "Temos quase 600 alunos se qualificando no Senai neste momento e é muito gratificante ver as turmas concluindo as aulas, recebendo a certificação pelo esforço deles e conseguindo se inserir no mercado de trabalho porque têm uma formação de qualidade", disse o técnico.

Um dos concluintes do curso foi Heleno Francisco Viana, que somente aos 45 anos teve sua primeira oportunidade de qualificação profissional. "Eu nunca tive uma formação profissional. Desta vez vou poder procurar empregos melhores e trabalhos adicionais para complementar a renda. A experiência aqui foi muito interessante para adquirir novos conhecimentos", avaliou.

A parceria entre o Programa Integra Recife e o Senai gerou, desde 2017, mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes e 200 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional no modo presencial, além de mil vagas em cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

INTEGRA RECIFE - O Programa Integra Recife é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamentos para retirada de documentos básicos e para agência de emprego.