Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.03.16 - 17h37

Operação Pescado da Vigilância Sanitária do Recife fiscaliza produtos durante Semana Santa

Na quinta (24) e sexta-feira (25), haverá plantão de inspetores sanitários em todos os distritos sanitários

 

Com a proximidade da Semana Santa e o aumento no consumo de peixe e outras espécies aquáticas, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife intensifica as atividades da Operação Pescado. As ações de fiscalização nos supermercados, mercados públicos e feiras livres tiveram início na última semana e seguem até a Sexta-Feira da Paixão. Na quinta (24) e sexta-feira (25), 24 inspetores sanitários estarão de plantão das 7h às 15h.

Além das ações de inspeção sanitária,  também são realizadas capacitações para os comerciantes e manipuladores de alimentos. O trabalho da Visa tem o objetivo de garantir a comercialização de produtos seguros em bom estado de higiene e conservação para que não ofereçam risco à saúde do consumidor. A gerente interina de Vigilância Sanitária do Recife, Maísa Belfort, destaca que as vistorias realizadas na semana passada foram educativas e que nesta semana passam a ser punitivas. "A pena vai desde a apreensão do produto até a aplicação de processo administrativo-sanitário, podendo resultar em pagamento de multa", informou  Maísa Belfort. 

Para os estabelecimentos que comercializam pescados, o artigo 115 da Portaria 49/1995, NTE 01/95, prevê: “As peixarias, que são estabelecimentos destinados à venda de peixes, crustáceos, moluscos e outras espécies aquáticas, frescas ou frigoríficas, deverão manter rigorosa higienização diária, inclusive dos locais e todos os seus equipamentos, bem como possuir locais apropriados e recipientes para recolher os detritos, não podendo estes, em hipótese alguma, serem jogados ao chão ou permanecerem sobre as mesas.”

Veja abaixo as recomendações para a comercialização adequada dos produtos:

 

Alimento Refrigerado

Exigência

Peixe inteiro exposto

Exposto, preferencialmente embalados, em boas condições, cobertos com gelo ou em balcões refrigerados em temp. de até 5°C

Peixe em posta

Em boas condições, embalados em fita filme ou sacos apropriados, cobertos com gelo ou em balcões refrigerados em temp. de até 5°C

Marisco, sururu, unha de veio, mexilhão

Devem ser expostos em balcões refrigerados em temp. de até 5°C ou nas bandejas já embalados e cobertos com gelo

Ostra, lagosta, camarão lula e polvo

Deve ser exposto, preferencialmente, em caixas térmicas com gelo;

Admite-se em bandejas plásticas cobertos com bastante gelo

Camarão salgado e bacalhau

Devem ser expostos protegidos (cobertos) em local arejado

Pescados congelados: Devem ser expostos em temperatura entre -15° C e -18° C ou de acordo com a temperatura recomendada pelo fabricante.

Obs.: todos os recipientes e equipamentos térmicos e  utensílios devem estar em boas condições de higiene e conservação.

 

Chocolates – Durante este período, também há aumento no consumo desses produtos. A Vigilância Sanitária orienta que eles devem ser armazenados em local fresco e arejado, longe da exposição direta da luz solar ou umidade. As embalagens devem estar íntegras, sem furos ou amassadas, e conter as informações obrigatórias na rotulagem do produto, como data de validade, nome e endereço do fabricante, além das informações nutricionais. É importante que as pessoas consumam com moderação, porque são produtos ricos em açúcares e gorduras, cujo excesso pode prejudicar a saúde.