Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 22.03.17 - 16h31

PCR promove o Encontro de Mulheres Lésbicas Encarceradas da Colônia Penal Bom Pastor

A ação promove uma escuta com o objetivo de identificar as demandas das mulheres apenadas, e iniciar atividades sistemáticas que visem o exercício da cidadania e dignidade da pessoa presa sob o prisma dos direitos humanos.

 

Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, da Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos), e da Secretaria da Mulher, realiza o Encontro de Mulheres Lésbicas Encarceradas da Colônia Penal Bom Pastor. 

O objetivo da ação pensada para o mês das mulheres é promover uma escuta e iniciar a construção de ações sistemáticas, que visem o exercício da cidadania e dignidade da pessoa presa sob o prisma dos direitos humanos. 

No primeiro momento, as equipes, que iniciarão os trabalhos às 9h, vão buscar identificar essas mulheres lésbicas e diagnosticar as principais demandas, entre as já trazidas estão, a oficialização das uniões, exames de prevenção, atividades de lazer e cursos profissionalizantes. A partir dessa escuta, a secretaria pretende viabilizar a execução das ações com diversos atores e setores, articulando parcerias para atender as necessidades das apenadas.

Durante o encontro estarão presentes também, o Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT as secretarias de Saúde e da Mulher do Recife.

A ação integra o calendário de ações do Mês da Mulher e contempla o Programa Recife Sem Preconceito e Discriminação, desenvolvido pela Gerência da Livre Orientação Sexual, com ações integradas para prevenção e fortalecimento das políticas de promoção e defesa à cidadania LGBT no Município do Recife.