Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 22.03.18 - 18h58

Ações educativas marcam o Dia Mundial da Água

img_alt

Estudantes participaram de atividades lúdicas no Econúcleo Jaqueira e no Jardim Botânico, aprendendo sobre a importância de preservar a água. (Foto: Cortesia)

 

Mais de 130 estudantes vivenciaram um dia de aula bem diferente, participando de uma série atividades lúdicas promovidas pela Prefeitura do Recife, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22). A programação especial aconteceu no Econúcleo do Parque da Jaqueira e no Jardim Botânico, no Curado, durante todo o dia. Foram realizadas dinâmicas teatrais, passeios monitorados, contação de histórias, além de oficinas de poesia, dança e história em quadrinhos.

Para a gestora de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Erica Vidal, essas atividades são essenciais para no processo de conscientização ambiental de jovens e crianças. “A arte educação é um grande aliado na construção de conhecimento, pois ela envolve os estudantes e ajuda no processo de aprendizagem. Com certeza, eles saem daqui hoje buscando colocar em prática novas atitudes, contribuir, fazer a sua parte, não só reduzindo o desperdício da água, como também preservando o meio ambiente”, avaliou.

Pela manhã, o Econúcleo Jaqueira recebeu os alunos do 8º ano da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), na Encruzilhada. O estudante Otávio Barbosa, que integrou o grupo, entrou de cabeça na oficina de poesia, tocando até pandeiro durante a atividade. E, ele garante que aprendeu a lição. “Aprendi coisas simples que podemos fazer em casa para não desperdiçar água. Se a gente continuar gastando tanta água, ela pode acabar e a culpa é nossa. Precisamos economizar hoje para ter no futuro e cada um tem que fazer a sua parte”, explicou.

No Jardim Botânico do Recife, as atividades começaram com criançada sendo recebida com muita poesia e música, em intervenções de arte-educadores. Houve as oficinas “Dança das Águas” e “Cordel das Águas”, além do cine ambiental com exibição de vídeos temáticos. Pela tarde, também foram realizadas sessões de filmes e nova oficina de poesia. Quem foi à reserva ainda pôde aproveitar o passeio pelos jardins temáticos do equipamento: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais.