Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 22.03.18 - 19h05

Lançamento da Maleta Juventudes marca programação desta quinta da Semana da Juventude

img_alt

A PCR e o Canal Futura lançaram o projeto na capital pernambucana, nesta quinta. O kit é composto por uma seleção de programas do acervo recente do canal, além de publicações, produtos lúdicos e educativos. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife e o Canal Futura lançaram, nesta quinta-feira (22), o projeto Maleta Juventudes, dentro da programação da 2ª Semana da Juventude do Recife, no Centro Marista Circuito Jovem, no bairro de Dois Irmãos. Composto por uma seleção de vídeos em DVD de programas do acervo recente do canal, além de publicações, produtos lúdicos e educativos, o kit tem como tema principal o Estatuto da Juventude e foi distribuído a representantes de cinco organizações parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH).

A maleta do Canal Futura reúne conteúdos temáticos para gerar discussões importantes para a sociedade. A versão trazida ao Recife tem como tema principal o Estatuto da Juventude. O material foi construído com a participação de jovens lideranças de todo o País. As instituições que ganharam os kits e passaram por formação para estarem capacitadas a atuar como propulsoras do projeto na cidade foram o Coletivo Palaffit, o Centro Marista Circuito Jovem, a Escola de Skate, Cidadania e Arte de Pernambuco (Escape), o Exército de Salvação e o Instituto Solidare. A mobilizadora do Canal Futura, Cinthia Sarinho, apresentou o projeto Maleta Juventudes, explicou a metodologia e as etapas de implementação, fez uma oficina de vivência metodológica, mostrou planos de ação e exibiu vídeos.  

Segundo a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, a capital pernambucana é o primeiro município do Estado a aderir ao projeto Maleta Juventudes. “A juventude é diversa, dinâmica e possui anseios e lutas diferentes. Enquanto poder público, nosso maior desafio é também oferecer uma gama de políticas públicas que contemplem essas diferenças”, ressaltou.

Representante do grupo Exército de Salvação, Laisa Maria Gomes, de 21 anos, estava feliz em participar da formação e ter direito à Maleta Juventudes. “Acredito que o material didático e educativo desse projeto irá nos ajudar no aperfeiçoamento de nossos projetos sociais direcionados a jovens do bairro da Torre. Agradeço à Prefeitura do Recife e ao Canal Futura por essa oportunidade”, destacou a jovem. 

Deivid Marcelino, de 25 anos, do Instituto Solidare, comemorou a participação no projeto. “Estou gostando muito de estar aqui e poder trocar experiências com outras entidades importantes que lutam por um futuro melhor para os mais carentes. Acho que essa maleta será de grande utilidade para o nosso trabalho social, que é comandado pela Igreja Batista de Coqueiral. Também gostei de conhecer as ações da Prefeitura do Recife. Eu não sabia que a gestão estava de olho nos nossos jovens. É importante saber que o poder público está mobilizado e mobilizando pessoas e entidades em prol dos nossos jovens”, avaliou Deivid.

 

MUTIRÃO – Também dentro da programação 2ª Semana da Juventude, cerca de 120 jovens do bairro da Guabiraba participaram de um mutirão da juventude nas dependências da Escola Estadual Tomé Gibson, nessa quinta-feira (21). Os participantes tiveram acesso a serviços da Agência do Trabalho, oficinas de empregabilidade, emissão de ID Jovem, serviços de saúde e orientações sobre o Estatuto da Juventude. 

Moradora da Guabiraba, Niedja Maria, de 16 anos, foi uma das primeiras a se cadastrar no ID Jovem – documento que dá acesso à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de descontos (ou até gratuidade) em viagens interestaduais para os jovens de baixa renda. “Não sabia que esse benefício existia. É uma forma prática de ajudar os jovens carentes”, ressaltou.

José Ruan, de 17 anos, também da Guabiraba, aproveitou o mutirão para se inscrever no sistema de empregos da Agência do Trabalho. “Fiz a inscrição para uma vaga no comércio, seja como vendedor, repositor ou embalador. Acho que, para quem não tem experiência, será um bom começo. Espero que a agência consiga me encaminhar para meu primeiro emprego”, disse, após elogiar a iniciativa da Prefeitura em promover o mutirão.

Além de profissionais da Prefeitura do Recife, a ação contou também com a participação do Governo do Estado. O secretário-executivo da Criança e Juventude de Pernambuco, João Suassuna, conversou com os jovens sobre a importância do Estatuto da Juventude. 

Iniciada na última terça-feira (20), a programação da 2ª Semana da Juventude do Recife vai até o próximo dia 28. No evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, estão programadas mais de 30 atividades com o intuito de refletir sobre a participação dos jovens na tomada de decisões dentro da sociedade, de mostrar o potencial da juventude enquanto agente de transformação social e de apontar a necessidade de elaborar políticas públicas para este segmento. As ações estão sendo organizadas pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife em parceria com outras secretarias municipais, coletivos, movimentos sociais e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife.

» Confira aqui a programação completa da 2ª Semana da Juventude do Recife