Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 22.03.18 - 15h56

PCR leva Mutirão Veterinário nos Bairros para o Alto José do Pinho neste sábado

img_alt

Cerca de dez veterinários da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais estarão disponíveis para realização de consultas clínicas e vacinação contra raiva para cães e gatos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (24), a 36ª edição do mutirão de serviços Veterinário nos Bairros na Escola Estadual Dona Maria Tereza Corrêa, no Alto José do Pinho. Cerca de dez veterinários da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) estarão disponíveis para realização de consultas clínicas e vacinação contra raiva para cães e gatos da área, numa parceria com o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife.

O atendimento gratuito dos caninos e felinos do Recife, que acontecerá das 9h às 12h, inclui também, se necessário, aferição de pressão arterial e vermifugação dos animais. Também serão dadas orientações sobre os principais cuidados com os cães e gatos, os direitos dos animais e os deveres dos tutores.

Mesmo tendo ganho o Hospital Veterinário do Recife (HVR) desde junho, os donos de cachorros e gatos do Recife continuam podendo contar com esse atendimento descentralizado que beneficia, sobretudo, a população de baixa renda. Nos mais de 30 mutirões gratuitos organizados pela Seda desde 2014, já foram realizadas mais de seis mil consultas clínicas.

ADOÇÃO – Também neste fim de semana, a Seda e o Shopping Recife promovem uma feira de adoção de animais na área externa do estacionamento do centro de compras, localizado em Boa Viagem, na tarde do próximo domingo (25). Das cem vagas disponibilizadas para cachorros e gatos desde a última segunda (19), ainda restam cerca de 20 vagas para inscrição de cães para adoção. Os interessados em inscrever cachorros para o 28º evento de adoção organizado pela Seda têm até a manhã destasexta-feira (23), até 12h (a menos que as vagas acabem antes), para enviar e-mail para adocaoseda999@gmail.com. Cem vagasestão sendo disponibilizadas.

Para participar da feira de adoção, os caninos e felinos precisam estar saudáveis e ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina polivalente. Quem solicitar a inscrição terá que responder a um questionário com informações sobre o animal e precisará acompanhá-lo durante o evento, que será das 13h às 17h. O limite de inscrição é de dois animais por pessoa.

Já para adotar os cães e gatos, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, passar por uma breve entrevista e assinar um termo de responsabilidade. Veterinários da Seda estarão no local para prestar orientações para os novos tutores sobre guarda responsável, vacinação, vermifugação, castração e cuidados com higiene e alimentação. Desde 2013, quando a Prefeitura do Recife começou a realizar a feira de adoção de animais, cerca de mil caninos e felinos ganharam novos lares.

 

 

Serviço: PCR leva Mutirão Veterinário nos Bairros para o Alto José do Pinho neste sábado

 

Quando: Sábado (24/03), das 9h às 12h

 

Onde: Escola Estadual Dona Maria Tereza Corrêa - Rua Maragogi, s/n°, Alto José do Pinho.