Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 22.03.19 - 11h08

Burity é a mais nova área do Mais Vida no Morro

A comunidade é a 11º localidade que recebe a intervenção do programa. Neste capítulo, mais de 400 famílias começaram a reescrever sua própria história.

 

O projeto Mais Vida nos Morros, coordenado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, chegou comunidade do Burity, no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife. Durante esta semana, os moradores da área participaram da Oficina de Sonhos e Ideias, promovida pelo projeto. A ação colaborativa tem a finalidade de exaltar o protagonismo dos moradores, fazendo com o que eles possam participar ativamente da mudança da sua comunidade.

Próximo ao campinho do Burity aconteceu a atividade “Troque uma muda por uma ideia”, que no primeiro momento, em um varal, os moradores compartilharam o que sonham de melhor para o lugar onde moram, e em troca receberam mudinhas de alface. Além disso, crianças, jovens e idosos, que participaram da oficina, também aprenderam sobre o sistema de minhocários, meio ambiente, os cuidados que se deve ter com a mini-horta e sobre alimentação saudável.

Crianças da escola municipal Cecília Meireles, localizada na Macaxeira, também estiveram presentes na oficina. Bem participativa, a criançada colocou no papel o que sonham para o lugar e, com os óculos de realidade virtual, visualizaram em 360º graus como ficou outras áreas que foram transformadas pelo Mais Vida nos Morros. E bastante entusiasmadas, já imaginavam como alguns espaços de lazer na comunidade poderão ficar.

“O varal dos sonhos é uma dinâmica muito importante de envolvimento. É pelo contato do olho no olho que se tem de um técnico com o morador que o primeiro vínculo é criado com a comunidade”, explicou Rebecca Dantas, Chefe do Setor de Estratégia, Engajamento e Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. Nesta fase inicial, com previsão de 30 dias de duração, o objetivo é apresentar o projeto, mobilizar e ouvir a comunidade.

A comunidade do Burity é a 11° área a receber o Mais Vida nos Morros. A proposta é que em cerca de três meses, mais de 400 famílias tenham a oportunidade de transformar sua realidade. E a partir das atividades, como a Oficina de Sonhos e Ideias e o workshop colaborativo Juntos - O poder público e a população, poderão discutir e buscar por soluções de melhorias na comunidade. Também vão descobrindo novas áreas de convivência, eliminando pontos para o acúmulo de lixo, entregando ao morador mini hortas, oferecendo aulas de culinária sustentável e o sistema de minhocários para compostagem do lixo orgânico, colocação de arte urbana e a humanização das ruas, além das intervenções voltada para primeira infância.

Rebecca ainda destaca a potencialidade do local. “Buriti quer dizer ‘árvore da vida’, e já nos primeiros mapeamentos, a equipe conseguiu identificar diversas raízes marcantes na comunidade.Através da comunicação diária e do varal dos sonhos, a gente vem construindo coletivamente o que vai ser o conceito da área e que tipo de frutos a comunidade pode dar”, ressaltou.

O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife, que o próprio morador é o protagonista da transformação da sua comunidade. O projeto começa a ser considerado uma referência nacional em espaços urbanos para a Primeira Infância, teve seu início em 2016 e já beneficiou diretamente mais de 13 mil recifenses.