Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 22.03.19 - 18h10

Recife confirma protagonismo como referência nacional de Ambientes de Inovação

img_alt

Prefeitura assume eixo estratégico do Fórum InovaCidades, que reúne secretários e gestores públicos de tecnologia e inovação de todo o país (Foto: Cortesia)

 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Cidade do Recife SDECTI), Guilherme Calheiros, assumiu na última quinta-feira (21) a vice-presidência de Ambientes de Inovação do Fórum InovaCidades, organização da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que reúne os gestores públicos dos 400 maiores municípios do país. A nomeação é um reconhecimento do protagonismo do Recife, que tem o Porto Digital como referência nacional de um ambiente de inovação maduro e consolidado.

O Fórum InovaCidades, organizado pelo FNP e o instituto Arapyaú, reúne secretários e gestores públicos das áreas de tecnologia e inovação e tem o papel de debater e fortalecer a política de ciência, tecnologia e inovação no país, discutindo os principais desafios dos municípios, além da interlocução efetiva com os prefeitos, no sentido de reforçar a importância das pastas de inovação no desenvolvimento econômico das cidades. 

Na última reunião, realizada durante o evento internacional Smart City Expo Curitiba, foram definidos três eixos de atuação: "Ambientes de Inovação", que abordará políticas e regulamentações estruturantes de inovação nas cidades; "Soluções Inovadoras", que tratará dos projetos inovadores voltados à soluções locais, implementados por cidades e parceiros; e "Governança e Planejamento", que abordará a governança de políticas públicas e planejamento de longo prazo nas cidades, tendo a inovação como principal condutor da agenda. 

Para Guilherme Calheiros, a referência do parque tecnológico Porto Digital, que reúne no centro histórico do Recife mais de 300 empresas e startups das áreas de TICs (tecnologia da informação e comunicação) e economia criativa é um fator determinante para que o Recife assuma o protagonismo no eixo de ambientes de inovação. "O Porto Digital é referência no Brasil e também fora do país. Uma articulação bem sucedida entre empresas, universidade e poder público que resulta num projeto integrado de desenvolvimento econômico e também de reestruturação de uma área histórica com 18 anos de articulação", explica. 

A expertise recifense será explorada pelo Fórum para ajudar outros municípios nos processos de criação e estruturação de ambientes similares. "Nossa proposta é agregar as experiências bem sucedidas aqui e gerar novos impactos a partir de trocas com outros ambientes de inovação de referência, como Florianópolis, Curitiba, Campinas e Campina Grande. Essa integração será fundamental para potencializar o que já estamos fazendo. O objetivo principal é o aprendizado e a sinergia com outras áreas para trazer para a gestão pública serviços que causem impactos diretos para o cidadão", finaliza Calheiros.