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Educação | 22.05.17 - 17h54

Impacto de jogos de raciocínio utilizados na rede municipal do Recife são avaliados

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O Instituto Ayrton Senna (IAS) e Instituto de Pesquisa e Ensino (Insper) realizam estudo de avaliação de impacto em 26 escolas municipais do Recife que utilizam os jogos de raciocínio lógico do Programa MenteInovadora, desenvolvido pela empresa Mind Lab. (Fotos: Rauni Tarquinio/Cortesia)


Gestores da Secretaria de Educação do Recife participaram, na última sexta-feira (19), de uma reunião com representantes do Instituto Ayrton Senna (IAS), do Instituto de Pesquisa e Ensino (Insper) e da Mind Lab para conhecer a metodologia do "Estudo Avaliativo de Impacto" que será aplicada em 26 unidades de ensino municipais participantes do Programa MenteInovadora. O estudo de avaliação, cujo resultado deverá ser apresentado após um ano, será realizado pelo IAS e custeado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O encontro aconteceu no Hotel Nobile Suítes Executive, em Boa Viagem, e contou com a participação de representantes das redes de ensino municipais de Recife, Santana do Parnaíba, Taboão da Serra, Florianópolis, Natal e Maceió; e estaduais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Os convidados foram divididos em grupos para que pudessem vivenciar os jogos de raciocínio lógico do Programa MenteInovadora, sendo mediados pela diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia, com a intenção de simular o que acontece em sala de aula. Em seguida, a gerente de projeto do Instituto Ayrton Senna, Marina de Cuffa, apresentou o método utilizado para avaliar como as atividades multidisciplinares propostas pelo MenteInovadora vão impactar no desenvolvimento dos alunos, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

No Recife, serão acompanhadas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de 26 unidades de ensino municipais. O objetivo da avaliação é comparar, após um ano, quais habilidades cognitivas e sócio-emocionais foram desenvolvidas pelos estudantes podem ser atribuídas às vivências com os jogos de raciocínio lógico.

A gerente de Educação Infantil e Anos Inicias, Renata Jatobá, destacou a importância de uma avaliação de impacto sobre um projeto que é utilizado na rede municipal de ensino do Recife. "Estimular a autonomia e a construção do pensamento crítico dos estudantes é uma preocupação constante e sempre fez parte da nossa Política de Ensino. A avaliação de impacto sobre os recursos utilizados no MenteInovadora poderá nos dar evidências quantitativas mais claras sobre o desenvolvimento das habilidades dos alunos em relação ao IDEB e a todos os outros direitos de aprendizagem”, ressaltou.

MENTEINOVADORA - A Secretaria de Educação do Recife utiliza jogos de raciocínio nas turmas dos Grupos 4 e 5 da Educação Infantil e nas 36 escolas que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental, beneficiando 23 mil alunos. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Recife e a Mind Lab, o Programa MenteInovadora  inclui atividades multidisciplinares que estimulam os estudantes a pensar de forma criativa, refletir antes de tomar decisões, controlar as emoções, competir de maneira saudável, lidar com conflitos, trabalhar em equipe, desenvolver senso crítico e poder de argumentação. Enquanto os estudantes jogam, os professores têm o papel de monitorar como eles raciocinam para atingir seus objetivos e verificar que habilidades precisam desenvolver mais para alcançá-los; perceber que alunos se destacam na liderança e promover reflexões. Ao final da aula, os alunos são estimulados a relacionar as situações vivenciadas nos jogos com o cotidiano, discutindo a aplicação dos aprendizados na vida deles. Além disso, o trabalho é sistematizado com auxílio dos livros do programa.