Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.05.17 - 14h51

Orquestra Sinfônica do Recife leva Mozart e o romantismo da Marcha Nupcial para o Teatro de Santa Isabel, nesta quarta-feira (24)

O concerto desta quarta-feira (24) traz uma homenagem ao padre José Maurício Nunes Garcia, além das obras do compositor alemão Felix Mendelssohn e do célebre compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart

 

Nesta quarta-feira (24), às 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga em atividade ininterrupta do país, realiza o terceiro concerto do ano no Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife. A apresentação é aberta ao público e gratuita.

O programa escolhido para a noite pelo maestro Marlos Nobre começa com um tributo aos 250 anos de nascimento do padre José Maurício Nunes Garcia. Será executada a peça Abertura em Ré. “Apesar de breve, a peça sinfônica é significativa em seus acentos mozartinos, sendo a pioneira no repertório sinfônico do Brasil, escrita pelo religioso ainda nos tempos de Império”, exalta o maestro, que conta ter descoberto a Abertura em Re nos arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

De acordo com Marlos Nobre, o padre José Maurício foi o compositor mais importante do Brasil no período colonial. “Por devoção, optou pela carreira na Igreja, mas suas qualificações artísticas e intelectuais se revelaram cedo.”

Dando continuidade ao concerto, o romantismo toma conta do programa, com a execução da clássica Marcha Nupcial, indefectível trilha sonora de casamentos em todo o mundo. A obra, assinada pelo compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico Felix Mendelssohn, integra a peça Sonho de uma Noite de Verão, escrita em homenagem a Shakespeare.

A noite terminará em grande estilo, com a execução da Sinfonia nº 40 em sol menor, k-550 em quatro movimentos, composta em 1788, pelo célebre compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Por ter feito parte da trilha sonora do filme Amadeus, esta é, talvez, a sinfonia mais conhecida da vasta obra de Mozart, que começou a compor ainda criança.  

Os ingressos para o terceiro concerto da Orquestra Sinfônica do Recife em 2017 devem ser retirados na bilheteria do Teatro de Santa Isabel a partir das 19h desta quarta.

 

Serviço

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Quando: Quarta-feira, 24 de maio

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, bairro de Sto. Antônio

Informações: 3355-3322

Entrada franca