Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.05.18 - 19h30

Histórias unem mães e filhos na Policlínica Salomão Kelner

img_alt

Atividade lúdica foi realizada nesta terça-feira (22), em Água Fria, pelo Programa Mãe Coruja, dentro da 4ª Semana do Bebê do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Programa Mãe Coruja, da Secretaria de Saúde da capital, dentro da 4ª Semana do Bebê do Recife, realizou, na tarde desta terça-feira (22), uma atividade lúdica para unir mães e crianças. A arte-educadora Ana Flávia Rolin envolveu na magia da contação de histórias os pequenos que estiveram presentes no auditório da Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Com o uso de livros e fantoches, as crianças se divertiram ao lado de suas mães. “Atividades integrativas fazem parte de todas as ações da Semana. No caso dessa contação, o foco é o desenvolvimento cognitivo das crianças, visando seu futuro”, disse a primeira-dama do Recife, Cristina Mello, que é médica cardiologista pediátrica e prestigiou o evento.

Até os bebezinhos entraram no clima. Luciana Barbosa, 34 anos, que é professora, adorou a iniciativa e confirmou que sua pequena Maria Eloisa, de apenas seis meses, interagiu bastante. “Essas coisas deveriam acontecer sempre, pois a gente adora”, afirmou, após a apresentação.

A oficina foi organizada pela Projeto Geração Afeto, que faz parte do empenho da gestão municipal em voltar a atenção das políticas públicas para a primeira infância, visando garantir o desenvolvimento integral dos recifenses de 0 a 6 anos. Está em andamento a criação do Marco Legal da Primeira Infância, que estabelece diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas focadas no desenvolvimento infantil.

Nesta quarta-feira, o Programa Mãe Coruja terá duas atividades, ambas às 14h. No Sesc de Santo Amaro, haverá brinquedoteca e ação integrada para gestantes. Na Igreja de São Francisco de Assis, por sua vez, além de orientações para gestantes, será oferecido massagem shantala para os bebês.

A programação completa da 4ª Semana do Bebê, que irá até este domingo (27), está disponível no nosso portal.

MÃE CORUJA - Recife conta com dez espaços Mãe Coruja espalhados pela cidade. Nesses locais de acolhimento são promovidas ações intersetoriais, com participação de diversas secretarias da Prefeitura do Recife. Atualmente, o programa acompanha 7.360 mulheres, sendo 1.851 gestantes, além de 4.900 crianças. Já foram distribuídos, para as gestantes que completaram um ciclo de sete consultas de pré-natal, mais de cinco mil kits com itens de enxoval, como banheira, fraldas, saboneteira, sabonete, pomada para assadura, entre outros.