Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.05.18 - 10h03

Mulheres do Programa Mãe Coruja participam de oficina de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos

img_alt

Atividade está dentro da programação da 4ª Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura do Recife (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Mulheres atendidas pelo Programa Mãe Coruja Recife participaram, na tarde desta segunda-feira (21), de uma oficina de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. A atividade, em parceria com o Projeto Geração Afeto, está dentro da programação da 4ª Semana do Bebê, aberta hoje. Nesta terça-feira (22), haverá pela manhã, na Maternidade Arnaldo Marques, a entrega do título de Bebê-prefeito à primeira criança nascida no Recife durante o período do evento. À tarde, na mesma policlínica em Água Fria, haverá atividades lúdicas (com contação de histórias e danças) para mães e bebês. A programação segue até o próximo domingo (27).

A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) abordou a prevenção de acidentes domésticos e fez uma demonstração sobre como os pais podem fazer para salvar os filhos em caso de engasgo, picada de animais peçonhentos, afogamentos etc. Os profissionais também ensinaram as (futuras) mães como fazer compressão cardíaca nas crianças.

A vigilante Gleidiane da Silva, moradora de Água Fria, está no sétimo mês de gestação do segundo filho, João Guilherme, e ficou atenta a todas as orientações. “Meu primeiro filho tinha refluxo, então, eu ficava desesperada com o pai dele porque não sabia o que fazer quando ele ficava engasgado. Agora, vou ter mais segurança caso aconteça com o meu filho, porque a gente também desaprende as dicas depois de tanto tempo”, afirmou.

Emília Juliana é gestante de primeira viagem e também achou muito valiosas as orientações dadas pelos profissionais do Samu. “A compressão cardíaca, por exemplo, com os dois dedinhos entre os peitos do bebê, é muito importante a gente saber fazer”, disse ela, que está no quinto mês de gestação.

Para Alexandre Nápoles, gerente da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), a intersetorialidade é fundamental para alcançar o objetivo do projeto. “O nosso trabalho, que é integrado a outras secretarias da Prefeitura do Recife, é com foco no desenvolvimento das crianças da nossa cidade, por isso que a gente decidiu unir essas atividades dentro da Semana do Bebê, porque tem tudo a ver”, disse Alexandre.

Semana do Bebê – A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de fortalecer as ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos. Para discutir a geração de afetos e a construção de vínculos familiares e comunitários como propulsores do desenvolvimento infantil, a 4ª Semana do Bebê do Recife tem como tema: “Gerando afeto, construindo vínculos”. Dez secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife estão envolvidas nas mais de 600 atividades focadas na primeira infância - período que vai de zero aos 6 anos.

Geração Afeto – O Projeto Geração Afeto visa fortalecer os vínculos entre mãe, bebê e demais familiares, por meio de ações intersetoriais. O Geração Afeto é fruto de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), através da Gerência da Criança e do Adolescente do Recife, com a Secretaria de Saúde do Recife, visando promover as relações afetivas entre as famílias e as crianças em seu processo de desenvolvimento infantil, durante as fases gestacional e da primeira infância, com o objetivo de contribuir para a estruturação da organização familiar, por entender que o aspecto afetivo tem fundamental influência no desenvolvimento intelectual do sujeito.

Mãe Coruja – Criado em 2014, o Programa Mãe Coruja Recife tem a proposta de fortalecer os vínculos entre mãe, bebê e demais familiares, por meio de ações intersetoriais. A equipe do programa favorece o acesso das gestantes aos serviços sociais e de saúde, aumentando a capacidade de transformar a realidade das mulheres e seus filhos, com a atenção durante o pré-natal, parto e pós-parto da mãe e do filho, do nascimento aos 5 anos e 11 meses. Recife conta com dez espaços Mãe Coruja espalhados pela cidade. Nesses locais de acolhimento, são promovidas ações intersetoriais, com participação de diversas secretarias da Prefeitura do Recife.