NOTÍCIAS

Cultura | 22.06.11 - 16h15

Beneficiárias do Bolsa Escola prestigiam apresentação do grupo “Os Cabras de Lampião”

17 escolas da Rede Municipal de Ensino puderam participar do espetáculo no Teatro de Santa Isabel

Na tarde desta terça-feira (21), 400 mães beneficiárias do Programa Bolsa Escola Municipal puderam assistir a um espetáculo dançante no Teatro de Santa Isabel. A apresentação do grupo de xaxado “Os Cabras de Lampião”, que durou cerca de 50 minutos, contou com 14 personagens retratando como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, durante o intervalo dos combates. Toda a saga de Lampião é acompanhada por músicas da MPB interpretadas ao vivo e acompanhadas por instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba.

O espetáculo, que foi criado na cidade de Serra Talhada, tem como mote principal a recriação dos costumes dos cangaceiros naquela época: “O resgate da nossa história, destacando as façanhas de Lampião pelo sertão, é um dos pontos mais relevante da apresentação. Nela podemos notar que muitas das mazelas sociais que geraram o cangaço no século XIX se tornaram feridas que continuam abertas até hoje”, comentou Anildomá Willans, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

As mães acompanharam a apresentação e se encantaram com a estrutura interna do teatro: “Eu nunca tinha vindo aqui, não poderia nem imaginar que era tão lindo. Estou olhando para todos os lados desde que entrei. Gostaria de ser chamada mais vezes”, afirmou Elizânia Correia, 31 anos, que mora em Campo Grande e é mãe de Tiffany Barreto, nove anos, que cursa a 2ª série na Escola Municipal Compositor Capiba. Já Maria Zenaide dos Santos, de 34 anos, mãe de dois estudantes da Rede Municipal de Ensino, se mostrou encantada com a apresentação dançante: “Já tinha vindo para o teatro pelo Programa Bolsa Escola e adoro quando me convidam. Gostei muito da apresentação de dança, parece mais que viajamos no tempo quando a assistimos”, relatou.

Segundo a diretora do Programa Bolsa Escola, Tereza Sato, é importante que as mães aproveitem todos os benefícios que o programa concede a elas: “Além de oferecer a bolsa de estudos que paga um ou meio salário mínimo, nós damos também a oportunidade delas participarem de várias atividades socioeducativas, como aulas de educação ambiental no Barco Escola da Prefeitura, ciclo de palestras, cursos profissionalizantes e a apresentação de peças no Teatro de Santa Isabel, democratizando o acesso a espaços públicos como este”, concluiu.

Participaram da ação as escolas Alto do Pascoal, Deus é Amor, Jandira Botelho, Aderbal Galvão, Antônio Tibúcio, São João Batista, Alto Santa Terezinha, Compositor Capiba, Olindina Monteiro, João Amazonas, Parque dos Milagres, Luiz Lua Gonzaga, Nova Aurora, Octávio Meira Lins, Antônio Luiz, Água Fria e Irmã Terezinha Batista.