NOTÍCIAS

Cultura | 22.06.11 - 16h13

Documentário “Galo Preto, o mestre do coco” é exibido na Refinaria Multicultural de Peixinhos

O média metragem vai ser apresentado na sexta-feira (24), às 19h

O resgate da cultura popular é o foco do São João na Refinaria Multicultural de Peixinhos. O coco vai estar muito presente na programação, inclusive com a exibição do documentário “Galo Preto, o mestre do coco”, do cineasta e roteirista Wilson Freire. A apresentação do filme acontece na sexta-feira (24), às 19h. Depois, tem show do protagonista da história, o Mestre Galo Preto, e ainda os grupos Coco Raízes de Arcoverde, Coco de Mazurca e o Coco e a Resposta.

O filme retrata a história de Tomaz Aquino Leão, Mestre Galo Preto, que é o último representante vivo e ativo da tradição do coco do Quilombo de Rainha Isabel. A película ainda revela segredos guardados há décadas e remonta uma linha do tempo do negro na mídia nacional, sobretudo na resistência do coco, como elemento de auto-estima e referência da música pernambucana para a construção de novos rumos no mercado musical das décadas de 1960 a 1990. O registro traz informações valiosas de pesquisa e das relações artísticas culturais entre os pernambucanos.

A programação na Refinaria começa nesta quinta (23), com apresentações do Infantil Menezes na Roça, do Coco de Dona Maria da Beira do Rio, Ciranda Pernambucana do Mestre Ferreira e o Forró de Cana.

Outras informações sobre a programação do São João: www.sãojoaodorecife.com.br