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Cultura | 22.06.11 - 19h04

Operação Tapa-buracos se torna mais eficiente com nova tecnologia

O método atual é mais eficaz e foi implantado desde a última terça-feira (21)

Dando continuidade à Operação Tapa-buracos com a utilização de um novo método, implantado desde a última terça-feira (21), a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), restaurou várias vias da Cidade nesta quarta-feira (22). Mais de 200 buracos foram tapados só no primeiro dia de trabalho. A nova tecnologia consiste na utilização de três caminhões equipados com tanques e jatos que lançam o asfalto diretamente na pista, utilizando pneus reciclados na composição do material.

Os veículos estão seguindo roteiros que beneficiam ruas e avenidas de todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Duas rotas já foram concluídas: a primeira, que teve início na Rua Real da Torre, passando pelas ruas João Ivo da Silva, Cosme Viana, Santos Araújo, São Miguel, finalizando na Avenida Doutor José Rufino, próximo ao bairro de Areias; e a segunda, iniciada na Rua Dois Irmãos, no bairro de mesmo nome, passando pela Rua de Apipucos, e pelas avenidas 17 de Agosto, Parnamirim e Rui Barbosa.

O serviço também está sendo realizado nos bairros de Boa Viagem (em trecho que vai da Avenida Domingos Ferreira até a Avenida Armindo Moura, passando pela Avenida Visconde de Jequitinhonha), Boa Vista (com início na Avenida João de Barros, seguindo pela Rua do Príncipe e finalizando em frente à Estação Central do Metrô) e Espinheiro (no trecho que sai da Rua do Espinheiro, passando pelo Largo da Encruzilhada e termina na Avenida Beberibe).

O Assessor Executivo da Secretaria de Serviços Públicos, Luís Siqueira, falou sobre a execução dos trabalhos de recuperação e manutenção das vias. “A gente iniciou o trabalho com os caminhões e estamos avaliando de forma bastante positiva a logística empregada por eles. Cerca de 205 buracos foram tapados só no dia de ontem (21), mesmo com o tempo adverso. É um processo que está iniciando e que também vai passar por ajustes para ter uma melhor eficácia”.

Os novos caminhões são dotados de compartimentos para armazenar e preparar o asfalto a ser colocado. A aplicação do produto é feita por meio de um braço mecânico com um jato, de onde o material é despejado. Na hora de fechar um buraco, o jato primeiro joga ar para limpar a área, depois aplica um composto feito de brita e borracha de pneus reciclados. Como o material é preparado e aplicado na hora, o asfalto implantado possui composição e temperatura adequadas (entre 65° e 80°) para ser aplicadas até sob chuvas leves, moderadas ou após precipitações intensas, mesmo com o terreno úmido.