Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 22.06.17 - 10h25

Mascote nomeado e estudantes preparados para os Jogos Escolares do Recife

img_alt

Competições acontecem em setembro e devem envolver 1,5 mil estudantes do 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Foto: Marcos Pastich/ArquivoPCR)

 

Com os Jogos Escolares do Recife marcados para setembro, os estudantes das escolas municipais já começaram a se preparar para as competições desde o mês passado. Foram realizados seis festivais esportivos, um em cada Região Político Administrativa (RPA) da cidade, atraindo crianças e adolescentes, do 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Durante os festivais, as crianças puderam nomear, por meio de votação, o mascote da competição estudantil. Com 319 votos, o caranguejo ganhou o nome Recifito, vencendo Manguinho (312 votos) e Pareia (63 votos).

Os preparativos aconteceram no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro; Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro; Uninassau, na Boa Vista; Ginásio de Esportee Geraldo Magalhães, na Imbiribeira; e no Centro Social Urbano (CSU) Bido Krause. Mais de 1,1 mil alunos participaram. E as modalidades ofertadas foram as mesmas dos Jogos Escolares: futsal, handebol, voleibol, atletismo, queimado, badminton e natação.

De 1 a 31 de agosto, os estudantes vão poder se inscrever para as competições. Os jogos contam com as categorias Pré-Mirim (10 a 11 anos), Mirim (12 a 14 anos), Infantil (15 a 17 anos) e Pessoas com Deficiência (estudantes a partir dos 10 anos). Os Jogos estarão disponíveis para todos os estudantes das 36 escolas municipais que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental. A expectativa é que 1.500 mil alunos participem.

Os Jogos Escolares do Recife são uma etapa eliminatória que classifica as equipes para participação dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.