Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 22.07.16 - 19h42

Alunos do ProJovem terão aula de Robótica a partir de setembro no Recife

img_alt

Com isso, mais de 74 mil alunos da rede municipal de ensino passam a ser beneficiados pelo Programa Robótica na Escola (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Os 1.040 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano) serão incluídos, a partir de setembro, no Programa Robótica na Escola. O lançamento da iniciativa aconteceu na noite desta quinta (21), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, com direito a apresentação do robô humanoide NAO. Com isso, mais de 74 mil estudantes da rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil até o ProJovem, passam a trabalhar com Robótica.

Os alunos do ProJovem trabalharão com a linha de Robótica com Ferramentas, que permite a construção de objetos robóticos a partir de peças simples do cotidiano, envolvendo conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação de computadores e metarreciclagem, além de elementos da matemática, da física e de diversas áreas do conhecimento. Com essa linha, o estudante pode reaproveitar objetos de casa, que iriam para o lixo, e construir um robô. As aulas serão ministradas por professores do ProJovem, que terão formação em robótica em agosto.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, avalia que o estudo da Robótica será mais um estímulo para os alunos. "Novidades como essa mostram que vale a pena sonhar. O ProJovem é o começo do sucesso de vocês", afirmou, diante de uma plateia cheia de alunos do Programa, que também foram protagonistas da 3ª edição do ProTalento, em que subiram ao palco para fazer apresentações culturais. 

Após o robô humanoide NAO encantar os alunos com sua performance, que incluiu até dança ao som da música "Thriller", de Michael Jackson, o professor Cid Espíndola, um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, falou sobre a importância da iniciativa. "A partir do estudo de Robótica, nossos alunos foram campeões brasileiros e ficaram em oitavo lugar no campeonato mundial. Isso tudo em menos de dois anos. Vocês também são capazes de conseguir resultados como esse", ressaltou.

O público-alvo do ProJovem Urbano são pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever mas não tenham concluído o Ensino Fundamental. O programa funciona em dez escolas municipais da Prefeitura do Recife, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inclui as áreas de Português, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia e Ciências, além de módulos de Iniciação à Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Após os 18 meses de aulas, o aluno aprovado pode continuar os estudos no Ensino Médio.

TALENTOS - Além de conhecer o Programa de Robótica, os alunos assistiram a uma palestra motivacional de Alessandro Betti Rosa, o goleiro Magrão, do Sport Club do Recife. "Hoje sou um jogador profissional de futebol, mas a caminhada até aqui não foi fácil. É preciso abrir mão de muitas coisas, como bebidas e farras, para atingir nosso objetivo. Criem as metas, e vão atrás delas. A recompensa é muito grande", orientou Magrão, acrescentando que foi precisa abrir mão até de certas amizades que seriam prejudiciais.

Na terceira edição do ProTalento, os estudantes foram protagonistas ao realizar apresentações culturais a partir de temas trabalhados no processo de aprendizagem. Na Escola Municipal Isaac Pereira, por exemplo, os alunos fizeram um desfile de moda, com vestimentas e acessórios produzidos a partir de materiais reciclados. "Usamos latinhas, roupas usadas e caixas de leite. Fizemos até um vestido de noiva com copos descartáveis", conta a aluna Elaine Maria Alves.

ROBÓTICA - Alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino passaram a aprender robótica em 2014, quando a Secretaria de Educação do Recife implementou o Programa Robótica na Escola. Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que já atendia desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Com a ampliação da robótica para o ProJovem, mais de 74 mil estudantes passam a ter acesso ao programa.

Pouco mais de um ano e meio depois de a Prefeitura do Recife implantar o Programa Robótica na Escola, a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foi campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em novembro de 2015, em Uberlândia, Minas Gerais. A vitória classificou a equipe para a RoboCup, campeonato mundial realizado em Leipzig, na Alemanha, em que os jovens conquistaram a oitava colocação, disputada com outras 24 equipes no nível 1, que engloba estudantes de até 15 anos. Os representantes do Brasil no mundial chegaram ao final da competição à frente de países como Canadá, Portugal, Itália, Áustria, Índia e Coréia do Sul.