Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.07.18 - 13h54

Semana Hermilo acaba hoje (22)

img_alt

Programação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, celebra, em sua última noite de atividades, a tradição popular do teatro de bonecos, com apresentação do Mamulengo Teatro Riso, do Mestre Zé Lopes, Patrimônio Vivo de Pernambuco (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Acaba hoje a programação preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar o autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho, um dos principais nomes da literatura e do teatro do Nordeste. A Semana Hermilo, que começou na última quinta-feira, é uma realização do Centro de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas Apolo-Hermilo,  em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). 

O derradeiro dia de atividades começa, no Teatro Hermilo, no Recife Antigo, com a apresentação da produção da oficina de Mamulengo do Mestre Zé Lopes, Patrimônio Vivo de Pernambuco, às 16h, seguida da leitura de crônicas de Hermilo pelo ator Flávio Renovatto, às 19h. Às 19h30, será apresentado o espetáculo A Festa de São Sacode na Fazenda do Coronel Pacaru, do Mamulengo Teatro Riso, numa grande celebração às tradições populares, que sempre foram tão caras a Hermilo, um dos mais nordestinos nomes da literatura do mundo. Em seguida, haverá fala de Carlos Carvalho, diretor do Centro Apolo-Hermilo, e da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves. 

Também estará aberta à visitação a exposição TPN – O Espetáculo Deve Continuar, montada por Betânia Araújo, diretora do Museu da Cidade, com acervo selecionado pelo professor Luis Reis, e cedido por Leda Alves, viúva de Hermilo e zelosa guardiã de seu legado. A mostra ficará em cartaz por um ano, no Teatro Hermilo, com croquis dos figurinos criados para as peças do grupo, programas originais dos espetáculos, além de diversas fotografias de montagens do TPN, que funcionou entre 1960 e 1975, sob a liderança de Hermilo, tendo sido, segundo Luís Reis, uma das mais importantes realizações da modernidade teatral em Pernambuco.

Terceiro dia - Na noite de ontem, a programação contou com uma leitura dramatizada inédita do conto Lindalva, de autoria do profícuo autor, protagonizada por Flávio Renovatto, Ivo Barreto e Dani Travassos, com direção de Eron Villar. “Foi a primeira vez que entrei em contato com a obra e com o teatro de Hermilo. Achei espetacular. É muito importante a cidade contar com programação cultural gratuita”, disse a professora Elmira Silva, 47 anos.  A estudante de teatro também foi conferir a programação para se aproximar da obra Hermilo, a respeito da qual sabe muito pouco. “Muito importante conhecermos melhor os autores nordestinos.”

“Nos tempos em que estamos, precisamos nos apropriar da nossa cultura. Só assim não seremos anulados ou manipulados”, disse o ator Eduardo Godoy, 25 anos, lembrando que informação e revolução não rimam por acaso.

“Hermilo fala todas as linguagens da arte. E o que queremos dizer com a semana de atividades dedicadas à sua obra é que precisamos ler, reler, adaptar e viver intensamente Hermilo. Ele é infinito, como todo criador”, disse Leda Alves, na noite de ontem.

 

Confira a programação do último dia de atividades:

 

16ª SEMANA HERMILO

De 19 a 22 de julho, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 22 (Domingo)

16h – Apresentação da produção da Oficina de Mamulengo do Mestre Zé Lopes

19h – Leitura de crônicas de Hermilo pelo ator Flávio Renovatto

19h30 - Espetáculo A Festa de São Sacode na Fazenda do Coronel Pacaru, do Mamulengos Teatro Riso