Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 22.08.17 - 18h29

Orquestra Sinfônica do Recife encanta crianças de todo o estado com Concertos para Juventude

Crianças e jovens de várias cidades participaram entusiasmados da aula gratuita de música erudita, oferecida mensalmente pela Prefeitura do Recife

 

Na manhã de hoje, o Teatro de Santa Isabel ficou repleto de crianças e jovens, que foram aprender sobre música erudita na sexta apresentação do ano do projeto Concertos para Juventude. Com o objetivo de reduzir a distância entre a música clássica e as jovens plateias, além de promover um encontro entre pernambucanos de todas as idades e um dos mais antigos, bonitos e importantes teatros do país, os Concertos para Juventude são oferecidos gratuitamente, todo mês, pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura. 
 
O autor do projeto, o maestro da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre começou contando a história da música clássica. Em seguida, apresentou à plateia os grupos de instrumentos que compõem a orquestra. "É um prazer receber vocês em dia de chuva, não tem nada melhor que ouvir canções clássicas chovendo. Espero que seja uma experiência marcante escutar de perto uma Orquestra Sinfônica", disse, alegremente.
 
A aula-concerto começou com a obra de Georges Bizet, abertura de Carmem, cujo prelúdio inicial se tornou peça favorita de programas sinfônicos do mundo inteiro. "Nesta obra, o compositor francês Bizet conta a história de Carmem, uma mulher bonita, que se apaixonou por um rapaz do exército. Os dois namoraram, mas no final Carmem abandonou o capitão. Ele, desesperado, matou a moça. Apesar de não ter agradado na estreia, esta ópera acabou se tornando um grande sucesso até os dias atuais", explicou o maestro.
 
O segundo momento do projeto foi dedicado à Primeira Sinfonia em 4 movimentos do compositor alemão Johannes Brahms, compositor emblemático do romantismo europeu do século 19. "Brahms escreveu essa sinfonia com 25 anos. Ele relatou a um colega que, quando escreveu essa sinfonia, estava com uma pistola ao lado para se matar, pois havia se apaixonado pela esposa do seu amigo, o também compositor Robert Schumann. Por isso, essa sinfonia carrega um drama muito grande." 
 
Desta edição do projeto, participaram sete instituições de ensino de diferentes localidades da Região Metropolitana do Recife e também do Rio Grande do Norte. No final, a Orquestra Sinfônica do Recife foi aplaudida de pé.
 
Professor de música do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Artur Albuquerque, 38 anos, trouxe seus alunos ao concerto pela primeira vez. "Hoje eles estão apreciando o desempenho das sonoridades. Muitos estudantes estão participando de um concerto pela primeira vez. Isso é muito engrandecedor para a formação deles", concluiu o professor, que trouxe 47 alunos. 
 
Um deles era Otávio Julião, 15 anos, que declarou estar realizando um sonho. "Estava ansioso para chegar aqui no Teatro de Santa Isabel. Nunca vi  uma orquestra pessoalmente, só pela televisão. Depois de sete anos tocando violão em uma banda filarmônica, ouvir de perto a Orquestra Sinfônica do Recife é um momento único, que guardarei para sempre em minha memória", concluiu o jovem músico.
 
Para a também aluna do instituto Laís Moreira, 19 anos, vir ao Recife foi uma experiência única. "Desde que chegamos à cidade, já me encantei. O Recife é lindo e histórico. Ao entrar no teatro, me apaixonei. A arquitetura é incrível. Também amei o concerto, tudo maravilhoso."
 
Para a estudante Letícia da Silva, 16 anos, da Escola Amaury de Medeiros, de Afogados, a distância foi menor, mas a emoção foi do mesmo tamanho. "Não somos acostumados a ouvir esse tipo de música, gostei muito. O teatro é lindo, nunca vi nada igual. Estou encantada", frisou.
 
Ana Layse, de 15 anos, aproveitou o concerto para matar a saudade da época em que tocava violoncelo. "Comecei a tocar quando tinha 11 anos, mas não deu para conciliar os estudos. Olhando o concerto, fiquei com muita vontade de voltar. Quem sabe depois de hoje não tomo coragem?", indagou a estudante do segundo ano.
 
Criado  pelo titular da Orquestra Sinfônica do Recife, o maestro Marlos Nobre, o projeto tem acesso gratuito. As apresentações são mensais e acontecem sempre no dia anterior ao concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife. Para participar, basta fazer a inscrição pelo telefone: 3355-3323.
 
Concerto Oficial – Amanhã (23), a Orquestra Sinfônica do Recife sobe novamente ao palco do Teatro de Santa Isabel para realizar, a partir das 20h, o sexto concerto oficial do ano, também sob a regência do maestro Marlos Nobre. Aberta ao público e com entrada franca, a apresentação contemplará o mesmo repertório. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação.
 
Serviço
 
Sexto Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Amanhã, 23 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Entrada franca
Informações: 3355-3322