Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 22.08.17 - 13h49

Sala do Empreendedor nos Bairros orienta moradores do Engenho do Meio sobre abertura e gestão de negócios

img_alt

Até a próxima sexta (25), população terá acesso a oficinas e palestras sobre temas como empreendedorismo, vendas e educação financeira (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

O jovem empreendedor Hiago Soares, 25 anos, conhece bem a importância do estudo e da capacitação para quem quer iniciar ou aprimorar a gestão do seu próprio negócio. Além de ter se formado em Administração de Empresas, ele já fez três cursos complementares e usa o que aprendeu no dia-a-dia da lanchonete da família. Na noite desta segunda (21), Hiago fez questão de dar seu testemunho na abertura da Sala do Empreendedor dos Bairros, ação itinerante realizada pela Prefeitura do Recife, que está no bairro do Engenho do Meio até a próxima sexta-feira (25), orientando, por meio de palestras e oficinas gratuitas, a população interessada em empreender.

“Os cursos priorizam vivências voltadas para o comércio e me mostraram, na prática, o que eu tinha aprendido na teoria. Foram muito enriquecedores, com linguagem prática, nos estimulando a aprender com nossos próprios erros. Tudo o que eu aprendi foi direcionado ao meu negócio”, afirma Hiago, que gerencia a lanchonete criada pelo pai. O empreendedor ressalta a necessidade de formalizar o negócio. “Quem está na informalidade não consegue crédito bancário e não pode prestar serviços para empresas que exigem nota fiscal. Com a crise, é importante se reinventar sempre. Quem vacila, sai do mercado e depois não consegue voltar”, afirma.

As atividades da Sala do Empreendedor nos Bairros no Engenho do Meio estão acontecendo a partir das 19h, na Escola Estadual Professor Leal de Barros. Esta terça (22) será dedicada a palestras sobre os temas “Microempreendedor Individual” e “Currículo Inteligente em Tempos de Crise”. A oficina “Controlar Meu Dinheiro” e a palestra “Educação Financeira” acontecem na quarta-feira (23), enquanto que a quinta (24) será dedicada à oficina sobre planejamento e palestra com o tema “Como Vender Mais e Melhor”. A programação se encerra na sexta-feira (25), com oficina sobre Vendas.

O trabalho é fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A gestora da Sala do Empreendedor do Recife, Márcia Melo, apresentou os serviços ofertados. “O atendimento acontece no andar térreo da Prefeitura, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz do Alto Santa Terezinha e no Compaz do Cordeiro. Toda quarta-feira, por exemplo, temos um contador de plantão na Sala, para dar todas as orientações necessárias”, informa. O analista do Sebrae, Vitor Abreu, lembra que a parceria com a PCR existe há três anos. “Percorremos os bairros da cidade, trabalhando o empreendedorismo com base na realidade dos pequenos negócios e dos microempreendedores individuais”.

ORIENTAÇÕES - A Sala do Empreendedor é uma iniciativa da PCR que orienta as pessoas sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas, Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento, informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais e concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações. Contato: 0800 281 3535 (ligação gratuita).