Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.09.17 - 11h47

8ª Mostra de Circo do Recife aberta no Sítio Trindade

img_alt

Programação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, no Sítio Trindade e em outros locais da cidade, promete muitos sorrisos para o fim de semana. (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

O Sítio Trindade se encheu de sorrisos nesta quinta-feira (22), na estreia da programação da 8ª Mostra de Circo do Recife. As atividades, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, continuam até o próximo domingo, com vivências e apresentações circenses gratuitas, resgatando a magia do circo nos espaços públicos da cidade. Hoje, vai ter muito mais palhaçada e coelho saindo de cartola no Sítio Trindade. 

Entre as 14h e as 17h, serão oferecidas oficinas de malabares, trapézio, tecido e mágica. Não há inscrições. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Mas é preciso ter mais de 12 anos para participar. À noite, a programação começa às 18h, com uma sessão de autógrafos do livro Dramas Circenses, de Índia Morena. Depois, a partir das 19h, o picadeiro recebe o espetáculo Sonho e Fantasia, do Circo D’Mônaco. 

Ontem, no primeiro dia de atividades, recifenses de todas as idades tiveram contato, alguns pela primeira vez, com uma das mais autênticas expressões artísticas da humanidade. Debaixo da lona do circo, crianças e adultos, de diferentes bairros e de todas as classes sociais, riram juntos da alegria espalhafatosa do palhaço e arregalaram os olhos na mesma surpresa a cada golpe de cartola do mágico. 

“É um momento de muita alegria. A Mostra de Circo, que integra nosso calendário anual de eventos, é um palco para essa arte tão tradicional e tão fundamental, que queremos que seja eterna”, disse o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, na abertura oficial da programação. “Aqui na mostra, todo mundo pode e deve se amostrar”, brincou. 

A secretária de Cultura Leda Alves celebrou os “irmãos de longa data” circenses e aproveitou para fazer um tributo ao homenageado desta edição da mostra em sua fala. “Com muito prazer e orgulho rendemos essa homenagem a Mister Denis, um exemplo de coragem, talento e compromisso com a cultura, de perseverança, amor, paixão e fé na arte.”

Muito emocionado, o cidadão do município de Amaraji, que se criou na roça e já rodou meio mundo com sua cartola, além de ter formado muitas gerações de mágicos, era só gratidão.  “Comecei com 18 anos. A mágica me levou para fora do Brasil. Já preparei tanta gente. Estou muito feliz hoje. Aos 71 anos, posso dizer que dediquei minha vida ao circo. E valeu muito a pena”, disse Mister Denis na solenidade, sem perder a oportunidade de fazer alguns números para a plateia. 

Em seguida, o respeitável público presente conferiu as apresentações de Mister Sales, do Mágico Tony, dos palhaços Moleza e Gentileza, de Erissom Correia, Mister Cilo e Lugom.

“Estava passando aqui na frente do Sítio com minha filha e ela ficou encantada quando viu o circo. Entramos na hora. É tão difícil ter um espetáculo gratuito, que resgate essa inocência do circo, essa cultura que já foi tão forte. Vivi aquela época de circo de bairro. É maravilhoso. Queria que ela experimentasse aquela alegria que senti tantas vezes”, disse a professora Márcia Galvão, 43, anos, ao lado de sua boquiaberta filha Beatriz, 8 anos.

“Achei ótima essa programação. Moro perto. Vou vir todo dia. Sempre quis ver mágica ao vivo. Só tinha visto na televisão. É muito bom”, disse a dona de casa Janice da Silva, 39, com os filhos Lucas, 14, e Natália, 1 ano e seis meses. Difícil saber quem estava mais encantado.

Prestigiando pela primeira vez a Mostra de Circo, a aposentada Magali Pinto, 66 anos, prometeu fidelidade à programação. "Achei muito interessante. Se a saúde deixar, verei todos os dias. Adoro mágica e palhaço. Revivo meu passado", disse a moradora do Alto Santa  Isabel. 

Vivências - À tarde, o Sítio recebeu um público disposto, para as vivências circenses. A estudante Amanda Kelly, 12 anos, estava encantada com a oficina de lira. “Fazer acrobacias no alto foi uma felicidade, me senti voando feito um pássaro.” 

Rafaelly Cristiane, 13 anos, preferiu a oficina de perna de pau. “Achei super divertido, nunca tinha andado em uma perna de pau e já consegui. No começo fiquei nervosa, mas depois foi só felicidade.” 

A programação gratuita, da Prefeitura do Recife, segue arrancando sorrisos e fazendo recifenses felizes até o próximo domingo. Confira as atrações:

 

8ª Mostra de Circo do Recife

 

Sexta-feira (22)

10h – Circuito (Jaqueson Santana). No Compaz Ariano Suassuna

14h às 17h ­– Vivências circenses (malabares, trapézio, tecido e mágica). No Sítio Trindade

18h – Noite de autógrafos do livro “Dramas Circenses”, de Índia Morena. No Sítio Trindade

19h – Sonho e Fantasia (Circo D’Mônaco). No Sítio Trindade

 

Sábado (23)

10h – Chá Comigo (Caravana Tapioca). No Compaz Governador Eduardo Campos

16h – Mambembe: Arte do Povo (Circo Alves). No Sítio Trindade

19h – Tradição no Picadeiro (Disney Circo). No Sítio Trindade

 

Domingo (24)

10h – Do Vestido ao Nariz (Cia. 2 em Cena). No Sítio Trindade

16h – Roda (Rapha Santacruz). No Recife Antigo de Coração

          O Sonho do Palhaço Preguinho (American Circo). No Sítio Trindade

19h – Encerramento: Mostra de Números Circenses (Los Macachos, Palhaça Suca, Rhayan Gomes, Natália lua, Du Yãndi, Laércio de Assis e Ana Karoline, Circo do Palhaço Mentirinha, Circo Nawellington, Circo Millenium e Colômbia Circo). No Sítio Trindade