Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 22.09.17 - 16h16

CTTU conversa com associações de cegos e surdos por um trânsito mais inclusivo

Atividade acontece nesta segunda-feira (25) com o objetivo de aproximar ainda mais a gestão de trânsito das pessoas com deficiência e marca o encerramento da Semana Nacional de Trânsito do Recife.

 

Sob o tema "Todos juntos fazem um trânsito melhor", Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) encerra a Semana Nacional de Trânsito, nesta segunda-feira (25), com uma roda de conversas entre a CTTU e representantes de entidades de surdos e cegos. O evento, que acontece das 9h às 12h, na sala de eventos dos Sesc Santo Amaro, no Centro, vai contar com a presença da presidente da CTTU, Taciana Ferreira, do presidente da Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe), René Hutzler, e do vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud), Paulo Fernando. Na ocasião, representantes de agentes e orientadores de trânsito, além de pessoas ligadas aos setores de atendimento ao público, engenharia de tráfego e administrativo da CTTU, irão ouvir e trocar experiências com as entidades com o objetivo de fazer uma gestão de trânsito cada vez mais inclusiva. O evento conta ainda com a participação da Secretaria de Educação, por meio da Diretoria Executiva em Tecnologia na Educação, que vai apresentar ferramentas (aplicativos de celular) que promovem à inclusão no trânsito.
 
Na tarde do mesmo dia, às 15h, haverá também o encerramento do curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) Instrumental para agentes de trânsito, que teve início no último dia 28 de agosto, no auditório do Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena. Na ocasião, serão certificados 25 profissionais, agora capacitados a se comunicar com mais facilidade com pessoas surdas em situações cotidianas de trânsito, realizando os trabalhos de abordagem e orientação.
 
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância das ações voltadas à inclusão para a gestão de trânsito. "Enquanto órgão gestor, a CTTU tem se preocupado em viabilizar a aproximação dos seus profissionais, da fiscalização à engenharia, com as pessoas com deficiência. Nossa expectativa é que essa seja uma experiência bastante enriquecedora para as futuras ações da Autarquia", disse.
 
A SEMANA - A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, que acontece sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de mobilizar o país na causa da segurança das pessoas no trânsito. A programação é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.